Brecht sem Brecht: a experiência com a peça didática no processo de construção a partir de um texto não brechtiano

Autores

  • Marco Antonio de Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Gabriela Arcari Drehmer Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092512122014040

Palavras-chave:

peça didática , montagem teatral , Brech

Resumo

Este artigo apresenta a pesquisa realizada no projeto PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – com a turma de oitava série da Escola Municipal Vitor Miguel de Souza, e tem como foco de estudo a investigação da utilização de elementos das peças didáticas de Bertolt Brecht – modelo de ação, coro e gestus – no processo de montagem teatral de um texto não brechtiano. Através de práticas relevantes realizadas durante as aulas, são analisados os elementos da peça didática que se mostraram importantes no contexto escolar e evidenciadas, através de uma descrição reflexiva, as práticas desenvolvidas em sala de aula. 

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Publicado

2014-12-07

Como Citar

DE OLIVEIRA, Marco Antonio; DREHMER, Gabriela Arcari. Brecht sem Brecht: a experiência com a peça didática no processo de construção a partir de um texto não brechtiano. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 40–60, 2014. DOI: 10.5965/2358092512122014040. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/4394. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos