Reflexões sobre Arte Educação: encontro com a docência e percepções sobre a estrutura escolar

Autores

  • Ana Carolina Castello Branco Spada Artes Visuais Licenciatura - DAV/CEART/UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092512122014061

Palavras-chave:

arte-educação , docência , investigação

Resumo

Este trabalho expõe reflexões que percorrem desde as observações até a prática docente realizada em uma escola da rede pública de ensino em Florianópolis. Os dados apresentados e a consolidação do projeto resultam de pesquisa e experiência pedagógica em Artes Visuais pela participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID (CAPES) – Artes Visuais, inicia- do em 2012, sob a coordenação da Profa. Dra. Jociele Lampert, da Universidade do Estado de Santa Catarina. É de extrema relevân- cia investigar a estrutura em que se desenvolve o ensino de Artes Visuais e as formas de combater o ensino conservador que, há mui- to tempo, não produz resultados eficazes, tampouco propicia uma transformação social a partir do sujeito crítico e criativo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Castello Branco Spada, Artes Visuais Licenciatura - DAV/CEART/UDESC

Acadêmica de Artes Visuais - Licenciatura (DAV/Ceart/Udesc) Bolsista do Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Artes Visuais - desde 2012. Projeto coordenado pela Prof. Dra. Jociele Lampert

Referências

BUORO, Anamelia. Olhos que pintam: a leitura de imagem e o ensino da arte. São Paulo: EDUC/FAPESP/Cortez, 2002.

FRANZ, Teresinha Sueli. Educação para compreensão crítica da arte. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2003.

FREIRE, Paulo. A pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Terra e Paz, 2001.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

LAMPERT, Jociele. Estágio supervisionado: andarilhando nos caminhos das Artes Visuais. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de, HERNANDEZ, Fernando (Orgs). A formação do professor e o Ensino das Artes Visuais. Santa Maria: Editora UFSM, p. 148-157, 2005.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício do professor. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.

Downloads

Publicado

2014-12-07

Como Citar

SPADA, Ana Carolina Castello Branco. Reflexões sobre Arte Educação: encontro com a docência e percepções sobre a estrutura escolar. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 61–69, 2014. DOI: 10.5965/2358092512122014061. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/4343. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos