Aulas de Música em Projetos de Assistência Social

Autores

  • Mônica Zewe Uriarte
  • Thales de Godoi Nunes

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092510102012088

Resumo

Este artigo objetiva relatar aulas de música ministradas por acadêmicos do curso de Licenciatura em Música, realizadas através do projeto de extensão “Articulando a Educação Musical em Projetos de Assistência Social”. O projeto busca desenvolver aspectos musicais relacionados à prática de atividades de percepção, execução instrumental e vocal, promovendo a socialização e o trabalho em equipe através do estudo de violão. Os participantes são adolescentes entre 11 e 13 anos de idade, parte integrante de um Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – no município de Itajaí, SC. Os resultados até agora obtidos, indicam fatores relevantes como as questões sociais, culturais e econômicas que influenciam consideravelmente na escolha do repertório e aplicação de metodologias. Por outro lado, foi possível perceber que a modalidade de trabalho musical proposta, possibilitou aos alunos a estimulação de suas habilidades musicais, colaborando com o seu desenvolvimento artístico e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, M. Escola, juventude e musica: tensões, possibilidades e paradoxos. Em Pauta, Porto Alegre, v. 18, n. 30, 2007. p. 5-39.

BAKHTIN, M. M. A cultura popular na Idade Média e no Renas- cimento: o contexto de Fraçois Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1999.

FERES, J. S. M. Iniciação Musical: brincando, criando e aprendendo.

São Paulo: Ricordi, 1999.

FRANÇA, C. C.; SWANWICK, K. Composição, Apreciação e Performance na Educação Musical: Teoria, Pesquisa e Prática. Em Pauta, Porto Alegre, v. 13, n. 21, dez 2002. p. 5-41.

KATER, C. E. O que podemos esperar da educação musical em projetos de ação social. Revista da ABEM, Porto Alegre: ABEM, v. 10, p. 43-51, mar 2004.

LEVITIN, D. Em busca da mente musica. In: ILARI, B. S. (org.). Em Busca da Mente Musical: Ensaios sobre os processos cognitivos em música – da percepção à produção. Curitiba: Editora UFPR, 2006. p. 23-44.

LIBÂNEO, J. C. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender.

Revista Brasileira de Educação, n.27. ANPED, set/dez 2004. NAKAMURA, R. Duetos Populares. Brasília: do autor, 2006.

NOGUEIRA. M. D. P. Extensão Universitária no Brasil: uma revisão conceitual. In: FARIA, D. S. (org.). Construção Conceitual da extensão universitária da América Latina. Brasilia: UNB, 2001. p. 57-72.

PINTO, H. Iniciação ao violão. São Paulo: Ricordi, 1978.

___________. Ciranda das seis cordas. São Paulo: Ricordi, 1985.

___________. Violão, um olhar pedagógico. São Paulo: Ricordi, 2005.

ROCHA FILHO, O. G. Minhas primeiras notas ao violão. Vol 1. 22.ed. São Paulo: Irmãos Vitale, 1996.

ROCHA, R. M. G. A Construção de conceito de Extensão Univer- sitária na América Latina. In: FARIA, D. S. (org.). Construção Con- ceitual da extensão universitária da América Latina. Brasilia: UNB, 2001. p. 13-30.

SCHAFER, M. O ouvido pensante. Trad. Marisa T. de Oliveira Fon- terrada. São Paulo: UNESP, 1991.

____________. Educação Sonora. Trad. Marisa T. de Oliveira Fon- terrada. São Paulo: Melhoramentos, 2009.

SOUZA, J. Educação musical e práticas sociais. Revista da ABEM. Porto Alegre: ABEM, v. 10, p. 7-11, mar 2004.

SWANWICK, K. Ensinando música musicalmente. Trad. Alda de Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.

TOURINHO, C. Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais: crenças, mitos, princípios e um pouco de história. Anais do XVI Encontro Nacional da ABEM e no Congresso Regional da ISME, América Latina, 2007.

URIARTE, M. Z. Na trama das artes a descoberta da música esco- lar. Dissertação de Mestrado. Curitiba: UFPR, 2005.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

URIARTE, Mônica Zewe; NUNES, Thales de Godoi. Aulas de Música em Projetos de Assistência Social. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 88–104, 2013. DOI: 10.5965/2358092510102012088. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/4087. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos