Uma reflexão Sobre Etnomusicologia e Educação Musical: Diálogos Possíveis
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092509092011051Resumo
Proponho uma reflexão crítica que considere os conhecimentos relacionados à cultura popular, e, em especial, aqueles ligados ao universo da música afro-brasileira, seus modos de funcionamento, seus sentidos, a maneira como seus saberes musicais são transmitidos e em possíveis aplicações deste saber em sala de aula. Para a realização deste artigo, darei enfoque às transmissões musicais presentes na manifestação do congado, sobre a qual realizei minha dissertação, e na maneira como diferentes aspectos podem auxiliar o professor na sua prática de educador. Dessa forma, refletindo e analisando as práticas de ensino/aprendizado em música e a formação de professores, assim como em metodologias e didáticas, busco compreender as experiências musicais de contextos culturais específicos na elaboração de possíveis práticas pedagógicas.Downloads
Referências
ARROYO, Margarete. Um olhar antropológico sobre práticas de ensino e aprendizagem musical. Revista da ABEM, n. 5, set 2000.
BRESLER, Liora. Ethnography, phenomenology and action research in music education. Visions of Research in Music Education, Princeton, v. 8, n. 1, 2006. Disponível em: <http://www-usr.rider.edu/~vrme/ v8n1/vision/Bresler_Article___VRME.pdf>. Acesso em dez 2011.
GEERTZ, Clifford A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, Gua- nabarai Koogan, 1989.
LUCAS, Glaura. Diferentes perspectivas sobre o contexto e o sig- nificado do congado mineiro. In: TUGNY, Rosângela
Pereira de e QUEIROZ, Ruben Caixeta de (orgs.). Músicas africanas e indígenas no Brasil. Belo Horizonte: Editora UFMG, p. 75-82, 2006.
MERRIAM, Alan P. Social Behavior: The Musician. In: The Anthro- pology of Music. Evanston, Illinois: Northwestern University Press, 1964. p.123-144
PEREIRA, André Luiz Mendes. Dissertação: Um estudo etnomusico- lógico do congado de Nossa Senhora do Rosário do Distrito do Rio das Mortes, São João del-Rei, MG. Belo Horizonte, 2011.
QUEIROZ, Luis Ricardo da Silva. Educação musical e etnomu- sicologia: caminhos, fronteiras e diálogos. Revista OPUS – ANP- POM, v. 16, n. 2, 2010.
QUEIROZ, Luis Ricardo Silva; SOARES, Marciano da Silva; GAR- CIA, Uirá de Carvalho. Transmissão Musical no Cavalo Marinho. In: XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME na América Latina. Anais..., 2007.
SANDRONI, Carlos. Uma roda de choro concentrada: reflexos sobre o ensino de músicas populares nas escolas. In: IX Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical. Anais... Belém, set 2000.
SEEGER, Anthony. Ethnography of Music. In: NYERS, Helen. Eth- nomusicoly. An introduction. Londres, The MacMillan Press, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.