Artes Visuais e o Campo de Estágio Curricular

Autores

  • Marilda Oliveira de Oliveira
  • Jociele Lampert

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092508082010078

Resumo

Através deste texto tencionamos discutir a formação inicial do professor e o ensino das Artes Visuais. Sendo assim, não poderíamos deixar de apontar as questões do estágio curricular que sempre estiveram marcadas pela polêmica relação entre teoria e prática. Entendemos o estágio como campo de conhecimento e espaço de construção cujo cerne é a pesquisa, ou seja, um locus de perfil epistemológico, anulando, assim, a tradicional idéia de estágio como atividade prática instrumental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.

BRASIL. CNE. Resolução CNE/CP 1/2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC/CFE, 2002.

BRASIL. CNE. Resolução CNE/CP 2/2002. A duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília: MEC/CFE, 2002.

CASTELLS, Manuel. O poder da Identidade. 2a ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CONTRERAS, J. La autonomia del profesorado. Barcelona: Morata, 1997.

GAUTHIER, Clermont. Por uma teoria da Pedagogia. Pesquisas Contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, Unijuí, 1998.

GIROUX, H. Escola crítica e política cultural. São Paulo: Cortez, 1987.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa ; TELLES GUERRA, M. Terezinha. Didática do Ensino da Arte: A língua do mundo. Poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

NÓVOA, Antonio. Os Professores e sua Formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

NÓVOA, Antonio. Profissão professor. Porto: Editora Porto, 1995 a.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; LAMPERT, Jociele. Revisitando os saberes para o exercício da docência: a formação inicial do professor em Artes Visuais. In: MEDEIROS, Maria Beatriz de (Org.) Arte em pesquisa: especificidades. Brasília: ANPAP/UnB, 2004. v.2, p. 141-147.

PERRENOUD, Philippe. Construir as Competências desde a Escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício do professor. Porto Alegre: Artmed, 2002 a.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática. 5a ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido. (org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, S.G; LIMA, M.S.L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

SACRISTÁN,J.G; GÓMEZ, A.I.P. Compreender e transformar o ensino. 4a ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZABALA, Antoni. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. 2a ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Downloads

Publicado

2013-01-11

Como Citar

DE OLIVEIRA, Marilda Oliveira; LAMPERT, Jociele. Artes Visuais e o Campo de Estágio Curricular. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 78–93, 2013. DOI: 10.5965/2358092508082010078. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/3072. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)