O Exercício do Olhar Numa Propaganda de Tv: Explorando o Sincretismo da “Fazendinha Tirol”

Autores

  • Maria da Gloria Weissheimer
  • Sandra Ramalho e Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092508082010062

Resumo

Considerando o acúmulo de imagens visuais que inunda o cotidiano atual e a significativa inserção que a televisão possui em diferentes contextos sociais, percebemos a necessidade de promover uma leitura crítica acerca do repertório imagético disponibilizado através das propagandas veiculadas na TV. A fluidificação das fronteiras entre Arte e cotidiano também é fator que convoca os educadores de Arte para investigar sobre os sentidos que são abstraídos pelossujeitos ao visualizarem um audiovisual. Neste artigo exploramos os sentidos contidos na propaganda de TV intitulada “Fazendinha Tirol”, veiculada em 1999, utilizando como marco teórico a semiótica discursiva, a qual tem sua ênfase principal no processo de construção da significação. O sentido de um texto é dado pela rede de inter-relações que o leitor faz entre os elementos que constituem o texto, seus procedimentos relacionais e repertório cultural pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, M. R. A poética do consumo. In: VALVERDE, M. (Org.) As for- mas do sentido: estudos em estética da comunicação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

COSTA, J. Dicionário de Música. Curitiba: JM Editora, 1994.

COSTA, M. C. C. Ficção, comunicação e mídias. (Coord.) Benjamin Ab- dala Junior e Isabel Maria M. Alexandre. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2002.

DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. Trad. Jefferson Luiz Camar- go. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FLOCH, J.-M. Semiótica, marketing y comunicación: bajo los signos, las es- trategias. Barcelona: Ediciones Paidós, 1993.

GREIMAS, A. J. e COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. Trad. A. Dias de Lima e outros. São Paulo: Editora Cultrix, 1984.

GIACOMOANTONIO, M. Os meios audiovisuais. Lisboa: Edições 70, 1986.

GOMES FILHO, J. Gestalt do Objeto: sistema de leitura visual da forma. 6. ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2004.

GRIFFTHIS, P. Enciclopédia da Música do Século XX. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

LUPETTI, M. Planejamento de comunicação. São Paulo: Futura, 2000.

NAGAMINI, E. O Discurso da Publicidade no Contexto Escolar: a cons- trução dos pequenos enredos. In: CITELLI, A. (coord.) Outras linguagens na escola: publicidade, cinema e TV, rádio, jogos, informática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 39-80.

OLIVEIRA, A. C. de. Vitrinas: acidentes estéticos na contemporaneidade. São Paulo: EDUCA, 1997;

OLIVEIRA, A. C. de (Org.). Semiótica Plástica. São Paulo: Hacker Edi- tores, 2004.

PIETROFORTE, A. V. Semiótica visual: os percursos do olhar. São Paulo: Contexto, 2004.

PILLAR, A. D. Criança e televisão: leitura de imagens. Porto Alegre: Me- diação, 2001.

PRIOLLI, M. L. de M. Princípios Básicos da Música para a Juventude. 2º vol. 13a ed. Rio de Janeiro: Editora Casa Oliveira de Músicas Ltda., 1983.

RAMALHO e OLIVEIRA, S. R. Leitura de Imagens para a Educação. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1998.

RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra. Imagem também se lê. São Paulo: Edições Rosari. 2005.

SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.

TATIT, L. Musicalizando a semiótica: ensaios. São Paulo: Annablume, 1997.

Downloads

Publicado

2013-01-11

Como Citar

WEISSHEIMER, Maria da Gloria; OLIVEIRA, Sandra Ramalho e. O Exercício do Olhar Numa Propaganda de Tv: Explorando o Sincretismo da “Fazendinha Tirol”. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 62–77, 2013. DOI: 10.5965/2358092508082010062. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/3071. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)