PALESTRA: Sobre conceitos de cultura e a educação musical no brasil atual

Autores

  • Acácio Tadeu de C. Piedade

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092505052007015

Resumo

Não disponível

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, Margarete (1999) Representações Sociais sobre Práticas de Ensino e Aprendizagem Musical: um estudo etnográfico entre congadeiros, professores e estudantes de Música. Porto Alegre: Curso de Pós-Graduação em Música - UFRGS. (Tese de doutorado)

BAUMANN, Zygmunt (1992) A Sociological Theory of Postmodernity, In: P. Beilharz et alli (eds.) Between Totalitarianism and Postmodernity (A Thesis Eleven Reader), Cambridge: Cambridge University Press, pp 147-162.

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto, (1988) Sobre Pensamento Antropológico, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.

CLIFFORD, James (1988) The Predicament of Culture, Cambridge: Harvard University Press.

DIETRICH, Heinz e CHOMSKY, Noam (1999) A Sociedade Global: Educação, Mercado e Democracia, Blumenau: Editora da FURB.

GEERTZ, Clifford (1989) El antropólogo como autor, Barcelona: Paidos.

KUHN, Thomas S. (1975) A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva.

LUCAS, Maria Elizabeth (1995a) Etnomusicologia e Globalização da Cultura: Notas para uma Epistemologia da Música no Plural, Em Pauta, 9/10, dez/94 - abr/95, UFRGS, pp. 16-21.,(1995b) Etnomusicologia e Educação Musical:perspectivas de colaboração na pesquisa. Boletim do NEA - Núcleo de estudos avançados - Educação Musical, v.3, n.1, p.9-15, abril, UFRGS, pp. 9-15., (1992) Música Popular, à porta ou aporta na academia? Em Pauta, 6, dez/1992, UFRGS, pp. 5-12.

LYOTARD, J-F. (1986) O Pós-Moderno, Rio de Janeiro: José Olympio.

MARCUS, G. E. e FISCHER, Michael (1986) Anthropology as Cultural Critique: An Experimental Moment in the Human Sciences, Chicago: The University of Chicago Press.

PRASS, Luciana. (1998) Saberes musicais em uma bateria de escola de samba: uma etnografia entre os "Bambas da Orgia". Porto Alegre: Curso de Pós-Graduação em Música - UFRGS. (Dissertação de Mestrado).

RUNDELL, John (1992) Introduction: The Symptom of Postmodernity, In: P. Beilharz et alli (eds.) Between Totalitarianism and Postmodernity (A Thesis Eleven Reader), Cambridge: Cambridge University Press, pp. 139-148.

SHEPHERD, John (1995) The Struggle for Culture: a sociological case study of the development of a national music curriculum, Boletim do NEA - Núcleo de estudos avançados - Educação Musical, ano III, n.2, agosto/1995, UFRGS, pp.9-15.

STEIN, Marília R. (1998) Oficina de música: uma etnografia dos processos de ensino e aprendizagem musical em bairros populares de Porto Alegre. Porto Alegre: Curso de Pós- Graduação em Música - UFRGS. (Dissertação de Mestrado).

VALENTE Ana Lúcia E. F, e GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de (2000) Apresentação do Forum: Antropologia e Educação, XXIIª Reunião Brasileira de Antropologia. Disponível em: http://www.unicamp.br/aba/xxiirba/calen dario/F05%20-% 20Antropologia%20e%20Educa%E7%E3o.htm

Downloads

Publicado

2013-01-11

Como Citar

PIEDADE, Acácio Tadeu de C. PALESTRA: Sobre conceitos de cultura e a educação musical no brasil atual. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 15–32, 2013. DOI: 10.5965/2358092505052007015. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/3046. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos