O trabalho do ator-bonequeiro
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092502023271e2641Resumo
O estudo apresenta, inicialmente, dados e informações sobre a história do teatro de bonecos no Brasil , confirmando a existência de incompreensões sobre esta linguagem artística e o trabalho do ator-bonequeiro. A seguir demonstra que os profissionais que atuam neste campo artístico dominam técnicas e saberes construídos no processo de encenação de espetáculos, sobretudo na interpretação com os objetos/bonecos. Finaliza apontando princípios e especificidades que caracterizam a linguagem do teatro de bonecos, mas ao mesmo tempo evidencia que o ator-bonequeiro não pode prescindir dos conhecimentos que envolvem a profissão do ator, uma vez que a arte do teatro de animação não pode ser concebida separadamente dos princípios que regem a linguagem teatral.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-05-13
Como Citar
BELTRAME, Valmor. O trabalho do ator-bonequeiro. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 33–52, 2012. DOI: 10.5965/2358092502023271e2641. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/2641. Acesso em: 20 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Nupeart reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.