Sábia no sábio é a atitude
DOI:
https://doi.org/10.5965/235809252812024e05099Palavras-chave:
Teatro, Pedagogia do teatro, Ingrid Dormien KoudelaResumo
A trajetória da artista, pesquisadora e mulher Ingrid Dormie Koudela é o mote das reflexões presentes neste artigo. Fragmentos de memória relacionados à grandiosidade de sua obra e à sua vida acadêmica são apresentados ao longo do texto. Ressalta-se a importância do trabalho de I.D.K na formação artística, cultural e educacional de crianças, jovens e educadores, considerando o seu pioneirismo nas discussões acerca da pedagogia do teatro no Brasil. São revisitados mais de cinquenta anos dedicados ao Teatro e suas imbricações com a Educação.
Downloads
Referências
BENJAMIN, W. Origem do drama Barroco alemão. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018a. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998b.
BRECHT, Bertolt. Histórias do Sr. Keuner. São Paulo: Editora 34, 2006.
CAVALCANTE, K. L. Fundamentos da filosofia Ubuntu: afroperspectivas e o humanismo africano. Revista Semiárido De Visu, Petrolina, v. 8, n. 2, p. 184-192, 2020, disponível em: https://periodicos.ifsertao-pe.edu.br/ojs2/index.php/semiaridodevisu/article/view/1094/458
GAMA, J. C. M. Alegoria em Jogo. A Encenação como Prática Pedagógica. SP: Ed. Perspectiva, 2016.
KOUDELA, I. D. Alegoria com miúdos - quando o teatro é tema do teatro. São Paulo: Perspectiva, obra no prelo.
___________. Maria Alice Vergueiro: a acadêmica: Licenciatura no Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Revista sala preta. Vol. 20; n. 1; 2020. Disponível em https://repositorio.usp.br/directbitstream/6c3fc3f4-38f9-4592-b02c-e5fc8ff96389/003002774.pdf
___________. Texto e Jogo. S.P.: Ed. Perspectiva, 2010.
___________. Brecht: um jogo de Aprendizagem. SP: Ed. PerspectivaEDUSP, 2011.
___________. Jogos Teatrais. S.P.: Ed. Perspectiva, 1984.
LONDERO, Elen de Fatima. Estação SP – experiência e expansão da prática performativa a partir do sistema pedagógico da SP Escola de Teatro. Dissertação (Mestrado em Artes) – Departamento de Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-18122023-171225/publico/ElendeFatimaLonderoOriginal.pdf
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
SPOLIN, V. O Fichário de Viola Spolin. Tradução e Introdução: Ingrid Koudela SP: Ed. Perspectiva, 2001.
________. Jogos teatrais na sala de aula – o livro do professor. Tradução e Introdução: Ingrid Koudela SP: Ed. Perspectiva, 2007.
___________. Improvisação para o Teatro. SP: Perspectiva, 2012 (5ª ed.).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista NUPEART
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.