O ensino de teatro e as novas tecnologias: possibilidades metodológicas a partir da cena intermedial
DOI:
https://doi.org/10.5965/235809252712023e4437Palavras-chave:
ensino de teatro, novas tecnologias, cena intermedialResumo
O texto discute possibilidades metodológicas que podem surgir a partir da relação entre Teatro e as novas tecnologias, em meio a experimentação a partir de pressupostos da cena intermedial, tendo como pano de fundo o atual cotidiano escolar formado pela geração de nativos digitais cujo o contato com dispositivos de tecnologia digital é cada vez maior.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte, Ensino de primeira à quarta série, Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Governo Federal. Base Nacional Comum Curricular: Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral da BNCC: versão 3, Brasília, 2017.
IAVELBERG, Rosa. A Base Nacional Curricular Comum e a formação dos professores de Arte. Revista Horizontes, v. 36, n. 1, p. 74-84, jan./abr. 2018
LÉVY, Pierre. O que é virtual? São Paulo: Editora 34, 2007
OLIVEIRA, Fernanda Areias; ISAACSSON, Marta; BIASUZ, Maria Cristina. Presença Diluída em Rouge Mékong: uma proposição para a cena intermedial. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 601-625, set. /dez. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266069774
OLIVEIRA, Fernanda Areias. Estética Digital no Teatro Contemporâneo: apropriações do efeito intermedial na formação de professores de teatro. 8o Congresso da Abrace – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Belo Horizonte, 2014
______. Pedagogia do teatro contemporâneo: apropriações da cena intermedial na formação de docentes de teatro. Tese de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Informática na Educação – UFRGS. Porto Alegre, 2016.
PRENSKY, Marc. “Digital Natives, Digital Immigrants Part 1′′, On the Horizon, Vol. 9 Iss: 5, pp.1 – 6, 2001.
RODRIGUES, Lisinei Fátima Dieguez. A construção da experiência teatral na educação básica pela exploração de dispositivos tecnológicos. Tese de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas – UFRGS. Porto Alegre, 2020.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: Da cultura das mídias à Cibercultura. São Paulo: Paulus, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista NUPEART
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.