Histórias em quadrinhos produzidas por estudantes camponeses e indíngenas: um estudo a partir da teoria histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.5965/235809252812024e03693Palavras-chave:
Histórias em Quadrinhos, Educação do Campo, Ensino DesenvolvimentalResumo
Entendemos que a Teoria Histórico-Cultural busca elaborar instrumentos de ensino que se diferencia do ensino tradicional, uma vez que possibilita os indivíduos apropriarem-se dos conhecimentos teóricos para que de fato ocorra o desenvolvimento psíquico, por meio de elementos históricos e culturais. Tem como objetivo identificar as contribuições das Histórias em Quadrinhos como recurso didático e pedagógico para estudantes camponeses, de uma universidade pública brasileira. Tem como metodologia o Experimento Didático-Formativo e observação das aulas de Histórias em Quadrinhos realizadas com estudantes camponeses. O experimento desenvolvido permitiu compreender que a aprendizagem desenvolvida ao longo da atividade de estudo proposta aos educandos (produção de histórias em quadrinhos) tornou-se eficiente, na medida em que conseguiram desenvolver etapas dessa atividade com mais autonomia, sem a ajuda do docente da disciplina, o que revela que conseguiram (alguns com mais facilidade, outros nem tanto) formar conceitos, promovendo o pensamento teórico e, consequentemente, a transformar as suas realidades a partir da compreensão que eles têm da essência do campo brasileira (e não apenas a aparência), como ficou evidente em suas histórias.
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