Prática Pedagógica em Teatro na Prisão: relato de um giro epistmológico
DOI:
https://doi.org/10.5965/10.5965/235809252612022e2359Palavras-chave:
Prisão, Ensino-AprendizagemResumo
Este texto é uma mescla de relato de vivências e refle- xões acadêmicas sobre o processo de implantação do Teatro na Escola Estadual São José em Macapá (AP) localizada dentro do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN) a partir de uma ação de pesquisa extensionista do Curso de Teatro da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Entre invisibilidades e aproximações, apresentamos um processo de reavaliação da prática pedagógica em Teatro promovendo um giro epistemoló- gico nas metodologias do Teatro-Educação a partir das vozes de todos/as interlocutores/as participantes do projeto num diálogo pessoal/conceitual sobre os processos formativos presentes em ações de Teatro em Comunidades.
Downloads
Referências
JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Metodologia do Ensino do Teatro. Campinas – SP: Papirus, 2001. (Coleção Ágere).
NOSÉ, José Flávio Cardoso. O Teatro Amador a partir de dois P(s): Putas e Presos. Tese (Doutorado em Artes da Cena) – Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021.
PAULA, Emerson de; FONSECA, José Flávio Gonçalves da. Formação em Teatro no Amapá e a Acessibilidade Cultural: encontros e revisões. In: PAULA, Emerson de, FONSECA, José Flávio Gonçalves da Fonseca (Org.). Acessibilidade Cultural no Amapá. São Paulo: e-Manuscrito, 2021.
ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir: Uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. In: Cadernos de Subjetividade, v.1 n.2: 241-251. Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade, Programa de Estudos Pós Graduados de Psicologia Clínica, PUC/SP. São Paulo, set./fev. 1993.
SANTOS, Andressa da Silva; SILVA, Emerson de Paula. Teatro na Prisão: A Extensão e a Pesquisa como caminhos formativos em Pedagogia do Teatro. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 39, nov./ dez. 2020.
SILVA, Emerson de Paula; DUARTE, Álvaro R. M. Liberdade e Criatividade a partir do Teatro na Prisão: Relato de experiência de uma prática teatral com mulheres em situação de cárcere na zona da mata mineira. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 39, nov./dez. 2020.
SILVA, Emerson de Paula; FERREIRA, Frederico de Carvalho; MARQUES, Mayara Caroline da Costa. Trajetória da Pele: Teatro e Educação Penitenciária em Macapá. In: VASQUEZ, E.L; ABREU, A.A; FEIO, L.S.R. (Org.). Educação Penitenciária Amapaense: Pesquisa, demanda recorrente e formulação de política educa- cional. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020. (Coleção Educar na Prisão e Escola, Vol 1).
SILVA, Emerson de Paula. Jogos Teatrais e Educação Penitenciária em Macapá. In: Revista Moringa Artes do Espetáculo, Dossiê A diáspora dos jogos teatrais no Brasil. João Pessoa, v. 11, n. 2, jul-dez/2020, p. 179 – 185.
Arquivos adicionais
Publicado
Versões
- 2023-04-11 (2)
- 2023-04-05 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista NUPEART
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.