O brincar e a teatralidade no contexto da educação infantil:

uma proposta pedagógica

Autores

  • Anaquel Mattos da Fonseca Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092525252021108

Palavras-chave:

Educação Infantil, Brincar, Teatralidade

Resumo

O presente ensaio discorre sobre a educação e a arte e os intentos artísticos em relação à educação infantil. Narra-se as dificuldades de uma professora ao se aventurar em uma proposta artística com crianças da educação infantil e também os processos emancipatórios dos quais emergiram uma nova visão sobre a arte e sobre as crianças. O ensaio demonstra a importância de se ter um “objeto comum” entre a professora e as crianças, no caso, a brincadeira. Demonstra também a importância de se trabalhar de forma lúdica o teatro, apresentando um caminho para a teatralidade. Ademais, a trilha do brincar é ilustrada pelas imagens do artista plástico Dim Brinquedim. O texto faz um diálogo entre a leitura e a reflexão teórica com a vivência de uma professora de escola pública, onde destaca suas particularidades: acontecimentos, anseios, sonhos e sensações que a escola e a arte proporcionam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHELARD, Gastón. Devaneios sobre a infância. In: ABRAMS, Jeremiah. (Org.). O Reencontro da criança interior. São Paulo: Cultrix, 1999. Cap.4.

MACHADO, Marina Marcondes. Só Rodapés: Um glossário de trinta termos definidos na espiral de minha poética própria. Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, v. 2, n. 1, 26 ago. 2015. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/28813/17060. Acesso em: 04 mar.de 2020.

MACHADO, Marina Marcondes. Fazer surgir antiestruturas: abordagem em espiral para pensar um currículo em arte. Revista e-Curriculum, v.8. n.1, abril de 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/9048/6646. . Acesso em: 10 fev.de 2020.

MARTINS, M. C. F. D. Arte, só na aula de arte? Educação, v. 34, n. 3, 20 out. 2011.Disponivel em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/9516 . Acesso em: 18 nov. de 2019.

PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do Chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

FONSECA, Anaquel Mattos da. O brincar e a teatralidade no contexto da educação infantil:: uma proposta pedagógica . Revista NUPEART, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 108–120, 2021. DOI: 10.5965/2358092525252021108. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/19693. Acesso em: 22 dez. 2024.