Africanidades em foco: as possibilidades da arte num projeto coletivo na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092521212019009

Palavras-chave:

africanidades, arte, diversidade cultural

Resumo

O presente artigo se apoia nas práticas educativas desenvolvidas em um Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) na cidade de Florianópolis, sobre a temática Africanidades. A todos os grupos de trabalho do NEIM foram propiciadas ações, interações, brincadeiras, pesquisas e explorações sensoriais. Com a temática definida, o NEIM se propôs a estudar e trazer experiências criativas na realização de diferentes brincadeiras, histórias e manifestações sobre diferentes povos que compõem a cultura africana e afro-brasileira. Os resultados obtidos revelam a infinidade de discussões e trabalhos que podem ser gerados junto a diferentes grupos de crianças na perspectiva da ampliação de conhecimentos e do respeito à diversidade cultural.

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Biografia do Autor

Simoni Conceição Rodrigues Claudino, Prefeitura Municipal de Florianópolis

Mestre em Educação pelo PPGE-UFSC.

Professora de Educação Infantil - PMF-SC

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Publicado

2019-09-18

Como Citar

CLAUDINO, Simoni Conceição Rodrigues. Africanidades em foco: as possibilidades da arte num projeto coletivo na Educação Infantil. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 09–25, 2019. DOI: 10.5965/2358092521212019009. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/15279. Acesso em: 23 dez. 2024.