A integração das disciplinas de Canto Coletivo e Piano Coletivo do curso de Música PARFOR na formação do Educador Musical

Autores

  • Andréia Pires Chinaglia de Oliveira UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • Cinthia Ruivo

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092519192018057

Palavras-chave:

canto coletivo, piano coletivo, PARFOR

Resumo

Este artigo relata uma experiência sobre a realização de um trabalho integrado no desenvolvimento das disciplinas de piano coletivo e canto coletivo com a terceira turma do curso de Música PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores) na Universidade XXX. Para o relato traremos as estratégias utilizadas nos dois últimos módulos das disciplinas, bem como as etapas galgadas pelos alunos e os resultados obtidos durante o período de aplicação das mesmas. Além disso, apresentamos as reflexões dos alunos sobre o processo de aprendizagem e suas impressões sobre a metodologia aplicada pelas professoras por meio de dados coletados através de um questionário como autoavaliação de todo o processo. Propostas como essa, podem contribuir com pesquisas e metodologias integradas entre diversas disciplinas num curso de Licenciatura contribuindo para um conhecimento menos fragmentado e mais significativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Débora. A metodologia de Bartle para o trabalho com crianças “desafinadas” por meio do canto coral: uma prática inclusiva. Revista Tecer - Belo Horizonte – vol. 3, nº 4, maio 2010

ANDRADE, Klesia Garcia. Canções e culturas: possibilidades educacionais por meio da voz. Música na Educação Básica, Londrina, v. 6, n. 6, 2014.

BORGES, Jane; NUNES, Bruno de Sá. Musicalizando por meio do coro infantil: uma experiência na escola pública. In: Anais ABEM, Vitória, ES, 2011.

CERQUEIRA, Daniel Lemos. O arranjo como ferramenta pedagógica no ensino coletivo de piano. Música Hodie, volume 9, nº1, P. 129-140, 2009.

CHUEKE, Zélia. Piano Funcional na Universidade: Considerações sobre métodos e finalidades. Revista Científica da FAP, vol. 1, pag. 215-224, 2006.

COSTA, Patricia. Coro Juvenil nas escolas: sonho ou possibilidade? Música na educação básica. Porto Alegre, v. 1, n. 1, outubro de 2009

CRUVINEL, Flavia Maria. Efeitos do ensino coletivo na iniciação instrumental de cordas: a educação musical como meio de transformação social. Goiânia, 2003. Dissertação (Mestrado em Música). UFG.

CRUVINEL, Flavia Maria. Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais: aspectos históricos. ENECIM, Goiânia, 2004.

CRUVINEL, Flavia Maria. O Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais na Educação Básica: compromisso com a escola a partir de propostas significativas de Ensino Musical. In: Anais VIII Encontro Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Educação Musical, 1º Simpósio sobre o Ensino e a Aprendizagem da Música Popular e III Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical, Brasília, 2008.

FERREIRA, Miriam Gonçalves Diniz; SILVA, Ronaldo. A leitura cantada como ferramenta geradora de competências musicais em crianças de oito anos na disciplina prática vocal. In: Anais ABEM, Goiânia, 2010

FIALHO, Vania Malagutti. Música - PARFOR: o que é?; Simpósio: Compreendendo o curso de música PARFOR UEM: uma pesquisa exploratória. In Anais ABEM, Natal, 2015

FISHER, C. (2010). Teaching Piano in Groups. New York: Oxford University Press.

FLACH, Gisele Andrea. Arranjos para piano em grupo: um estudo sobre as decisões, escolhas e alternativas pedagógico-musicais. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2013.

FUGIMOTO, Tatiane Andressa da Cunha; SIMÃO, Ana Paula Martos. Atividades lúdicas em aulas de canto coletivo, In: Anais ABEM, Goiânia, 2010

GOIS, Micheline Prais de Aguiar Marim; OLIVEIRA, Andréia Pires Chinaglia. Canto coletivo: brincando e cantando – uma proposta de educação musical. IN: Anais ABEM, Goiânia, 2010

JUNIOR, Sévio Fernandes R. Ensino coletivo de violão: Relato de experiência no projeto Escola de Música Severino Cordeiro - EMUSCO. Natal, 2015.

LELIS, Oleide; SCHIMITI, Lucy; GARCIA, Klesia. Projeto “um canto em cada canto”: o social e o musical mediado pela atividade coral. In: Anais ABEM, Londrina, 2009.

LISBOA, Alessandra Coutinho; ZAMPRONHA, Maria de Lourdes Sekeff. Villa-Lobos e a ideologia do canto orfeônico: do consciente ao inconsciente. In: Anais ABEM, Rio de Janeiro, 2004.

MATEIRO, Teresa; EGG, Marisleusa de S. O canto na aula de música: reflexões sobre uma prática em uma escola pública. Anais do IX Fórum de Pesquisa em Arte. Curitiba: ArtEmbap, 2013.

MATEIRO, Teresa; VECHI, Hortênsia; EGG, Marisleusa de S. Prática do canto na escola básica: o que revelam as publicações da ABEM (1992-2012). REVISTA DA ABEM, Londrina, v.22, n.33, 2014

MONTANDON, Maria Isabel. Ensino coletivo, Ensino em grupo: mapeando questões da área. In: Anais I ENECIN, Goiânia, 2004

MORAES, Davi Silvino. Formação Humana e musical através do canto coletivo: um estudo de caso no coral ADUFC. Dissertação (Mestrado), 171 p. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2015.

OLIVEIRA, Andréia Pires Chinaglia. O canto coletivo no curso de Música Parfor UEM. IN: Anais XVII Encontro Regional Sul da ABEM, Curitiba, 2016.

PIKE, P. D. (2014). An Exploration of the Effect of Cognitive and Collaborative Strategies on Keyboard Skills of Music Education Students Piano Profi-ciency and the Undergraduate Music Education Student. Journal of Music Teacher Education 23 (232), 79–91. doi:10.1177/1057083713487214.

SANTOS, Najla Elisângela; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira. Funções da prática coral no contexto escolar. In: Anais ABEM, Vitoria, 2011.

SCARAMBONE, Denise; MONTANDON, Isabel. A reflexão do professor de piano sobre sua prática pedagógica: uma introdução. Encontro anual da Associação Brasileira de Educação Musical XVII, Anais, P. 1-7, 2008.

SCHIMIDT, Lucy. Regendo um coro infantil: reflexões, diretrizes e atividades. Revista Canto Coral, Brasília, Ano II, n.1, 2003.

SCHMELING, Agnes; TEIXEIRA, Lucia. Explorando possibilidades vocais: da fala ao canto. Música na educação básica. Porto Alegre, v. 2, n. 2, 2010.

SILVA, Taís Dantas da. Ensino coletivo de instrumentos musicais: motivação, auto-estima e as interações na aprendizagem musical em grupo. Salvador, 2010. Dissertação (Mestrado em Música). UFBA.

SOBREIRA, Silvia. (org.) Se você disser que eu desafino_ [Recurso eletrônico] textos de Graham Welch, Karen Wise, Bruno Boechat e Silvia Sobreira, Rio de Janeiro : UNIRIO : Instituto Villa-Lobos, 2017. 1 EBOOK

SOUZA, Jusamara; HENTSCHKE Liane; OLIVEIRA, Alda; DEL BEN, Luciana; MATEIRO, Teresa. O que a música faz na escola? Concepções de professores de ensino fundamental. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Música, 2002.SOUZA, Henry R. A pesquisa sobre o ensino coletivo de instrumentos. In: ANAIS DO II SIMPOM, Rio de Janeiro, 2012.

TORRES, Fernanda de Assis Oliveira. O canto coletivo no processo de formação inicial: uma experiência com o ensino de música na educação infantil na cidade de Uberlândia-MG. In: Anais ABEM, 2011

TOURINHO, Cristina. Ensino Coletivo de Violão e Princípios da Aprendizagem Colaborativa. ENECIM, Goiânia, 2006.

TOURINHO, Cristina. Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais: crenças, mitos, princípios e um pouco de história1. Revista da ABEM, 2007.

VECHI, Hortênsia. As práticas pedagógicas com o canto na sala de aula: um estudo de caso. In: Anais XXII Congresso Nacional da Associação Brasileira de educação Musical, Natal, 2015.

Downloads

Publicado

2018-10-12

Como Citar

CHINAGLIA DE OLIVEIRA, Andréia Pires; RUIVO, Cinthia. A integração das disciplinas de Canto Coletivo e Piano Coletivo do curso de Música PARFOR na formação do Educador Musical. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 57–83, 2018. DOI: 10.5965/2358092519192018057. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/13406. Acesso em: 19 nov. 2024.