No caminho da formação docente em música: descobrindo saídas, criando estratégias, tornando-me professora

Autores

  • Nicole de Mello Penteado Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092519192018140

Palavras-chave:

memorial de formação, formação docente inicial, música na educação infantil

Resumo

Este trabalho buscou discutir meu processo de formação inicial como educadora musical, a partir de minha atuação no estágio supervisionado em música. A escolha pela temática se deu em decorrência da significativa presença de registros e reflexões presentes nos relatórios de aula do estágio a respeito de meu desenvolvimento acadêmico e pedagógico, bem como em função de minha história de vida pregressa. Sendo assim, selecionei alguns aspectos que se mostraram relevantes em minha formação, para discutir no trabalho. Para isso, lancei mão do referencial teórico-metodológico Memorial de Formação (SARTORI, 2011; SEVERINO, 1997; PRADO e SOLIGO, 2005). Os resultados dessa reflexão indicam que a escrita reflexiva possibilitou narrar experiências, revelar ideias e refletir sobre minha formação docente, incorporando uma postura reflexiva em minha prática como educadora musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRUNER, Jerome. A cultura da educação. Porto Alegre. Artmed Editora, 2001.

GARCIA, Lenise Aparecida Martins Garcia. Competências e Habilidades: você sabe lidar com isso? Educação e Ciência On-line, Brasília: Universidade de Brasília. Disponível em: <http://www.cereja.org.br/pdf/20050112_competencias.pdf>. Acesso em: 20 de janeiro de 2016.

GOIS, Micheline Prais de Aguiar Marim; MALAGUTTI, Vânia Gizele. Música para bebês: do cotidiano para sala de aula. IV Encontro de Pesquisa em Música da Universidade Estadual de Maringá (EPEM) Maringá, 2009. Disponível em: <http://www.dmu.uem.br/pesquisa/index.

HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana. Aula de música: do planejamento e avaliação à prática educativa. In: HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana. Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003. p. 176-188.

LOURO, Ana Lúcia M.; TEIXEIRA, Ziliane L. O.; RAPÔSO, Mariane M. A “Narrativa de Si” como perspectiva para a reflexão do professor de música: abordagens do Grupo NarraMus. In: LOURO, Ana Lúcia M.; TEIXEIRA, Ziliane L. O.; RAPÔSO, Mariane M. (Org.). Aulas de música: narrativas de professores numa perspectiva (auto) biográfica. Curitiba, PR. Editora CRV, 2014.

MARQUES, Mario Osorio. Professores falantes de si na sala de aula, na escola e na constituição da pedagogia. In: OLIVEIRA, Valeska Fortes de (Org.). Imagens de Professor: significações do trabalho docente. Ijuí, RS. Editora Unijuí, 2004.

MARTINS, Camila. Música para bebês: um estudo do curso de extensão da UEM. Maringá, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Com Habilitação em Licenciatura em Educação Musical) - Universidade Estadual de Maringá.

MILLS, C. Wright, 1916-1962. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios/C. Wright Mills; seleção e introdução Celso Castro; tradução Maria Luiza X. de A. Borges; revisão técnica Celso Castro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

PRADO, Guilherme; SOLIGO, Rosaura. Memorial de formação: quando as memórias narram a história da formação... In: PRADO, Guilherme; SOLIGO, Rosaura (Org.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões, superações. Campinas, SP: Graf, 2005. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/ensino/graduacao/downloads/proesf-memorial_GuilhermePrado_RosauraSoligo.pdf>. Acesso em: 20 de abril de 2018.

RUSSELL, Joan. Estrutura, conteúdo e andamento em uma aula de música na 1a série do ensino fundamental: um estudo de caso sobre gestão de sala de aula. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 12, 73-88, mar. 2005.

SANTOS, Gladys Rosana Barbosa dos. A Música na vida de crianças: de colheres de pau à internet. Maringá, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Com Habilitação em Licenciatura em Educação Musical) - Universidade Estadual de Maringá.

SANTOS, Suellen Assunção. Experiências narradas no ciberespaço: um olhar para as formas de se pensar e ser professora que ensina matemática. Dissertação de mestrado. Porto Alegre, 2009. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/21385?locale=pt_BR>. Acesso em: 20 de abril de 2018.

SARTORI, Adriane Teresinha. O memorial de formação e a graduação de (futuros) professores. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 15, n. 28, p. 267-284, 2011. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4319/4466>. Acesso em: 20 de abril de 2018.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 20a Ed. São Paulo: Cortez, 1997, p. 141-143. Disponível em: <http://educacao.uniso.br/pseletivo/proc_seletivo_2015/Doutorado/memorial.pdf>. Acesso em: 20 de abril de 2018.

SUDAN, Daniela Cássia. Saberes em construção de uma professora que pesquisa a própria prática. Dissertação de Mestrado. São Carlos, 2005. Disponível em: <http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/SCAR_3df99d79c959850e8de44617da9f2ff4>. Acesso em: 20 de abril de 2018.

Downloads

Publicado

2018-10-20

Como Citar

PENTEADO, Nicole de Mello. No caminho da formação docente em música: descobrindo saídas, criando estratégias, tornando-me professora. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 140–164, 2018. DOI: 10.5965/2358092519192018140. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/13090. Acesso em: 19 nov. 2024.