PEDAGOGIA DO TEATRO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA

Autores

  • Leide Rosane Alcântara

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092517172017074

Palavras-chave:

teatro , educação , experiência

Resumo

O presente trabalho traz uma análise reflexiva a respeito do ensino de teatro na escola, defendendo essa prática pela tríplice abordagem que engloba os fazeres do corpo, as tecnologias e o corpo teórico metodológico do teatro. Dessa forma, isto proporciona uma troca de experiência entre professor e estudante; oferece uma experiência artística em aula de teatro mais completa; estimula os estudantes a desenvolverem seu potencial individual e permite que o processo seja enriquecido por meio da contribuição direta de cada indivíduo envolvido na experiência em sala de aula. Trata-se de atuar com uma visão crítica do que é positivo para o processo, pois mesmo com as inúmeras dificuldades encontradas para se efetivar o ensino de teatro na escola, defendo que o ensino das artes cênicas, como uma habilitação necessária pela sua importância e relevância como proposta pedagógica, possibilita ao estudante a reflexão crítica e o pensar com o corpo e com a voz. Além disso, considero as inúmeras possibilidades, oportunizadas pelo teatro na escola, de ler a realidade do mundo por meio deste, enriquecendo assim o processo ensino-aprendizagem atual e contribuindo para a formação das novas gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDÃO, Carlos. A educação como cultura. São Paulo: Brasiliense,

CANANÉA, Fernando A. Abath L. C. Educação popular e identidade 85

cultural. João Pessoa: Imprell Gráfica Editora, 2016.

CARTAXO, Carlos. O ensino das artes cênicas na escola fundamental e média. João Pessoa: UFPB/BC, 2001.

DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. 2.ed. São Paulo: Crucite, 2011.

DEWEY, John. Arte como experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FISCHER, Ernest. A necessidade da arte. Tradução Anna Bostock. Rio de Janeiro: Editora Guanabara,1987.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. (Coleção Educação e Comunicação, Vol1).

GUÉNOUN, Denis. O teatro é necessário? São Paulo: Perspectiva, 2004.

JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do ensino do teatro. 8. ed. São Paulo: Ed. Papirus, 2001.

KOUDELA, Ingrid. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2006.

MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte. Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2007.

OLIVEIRA, Ailza de Freitas. O Rio da Nascente à Foz: a escola do PPP à aprendizagem. In:CANANÉA, Fernando Abath (Org.). Educação esuas Interfaces: conversas em torno da educação, da arte e da cultura. João Pessoa, PB: Gráfica e Editora Imprell, 2012b.

. Avaliação Técnica e Pedagógica da Tecnologia Educacional E-proinfo: sob o olhar de uma educadora. In: CANANÉA, Fernando Abath (Org.). Trilhas Educacionais. João Pessoa, PB: Gráfica e Editora Imprell, 2012c.

. A escola e o combate ao Aedes Aegypti: uma ação ecopedagógica interdisciplinar na disciplina de Artes. In: CANANÉA, Fernando Abath (Org.). Ser Educacional: reflexões pedagógicas. João Pessoa, PB: Gráfica e Editora Imprell, 2017.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

ALCÂNTARA, Leide Rosane. PEDAGOGIA DO TEATRO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 74–85, 2017. DOI: 10.5965/2358092517172017074. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/11688. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.