AULA DE ARTE SEM PROFESSOR DE ARTE: APONTAMENTOS DE UMA REALIDADE GAÚCHA

Autores

  • Paola de Farias Oppitz

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092517172017136

Palavras-chave:

professor de artes sem formação , disciplina de artes em escolas públicas , formação acadêmica

Resumo

Este artigo pretende discutir a situação da disciplina de Arte nas escolas públicas, geridas pelo estado do Rio Grande do Sul, levando em conta que, em várias dessas escolas, quem leciona a disciplina é um professor sem formação acadêmica para tal. O trabalho traz uma reflexão a respeito da proposta do Governo Federal com a Medida Provisória 746/2016, que altera a Lei 9.394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como discute de que maneira a MP pode refletir na realidade das escolas públicas. A lei permite que professores da Educação Básica, sendo profissionais com notório saber, reconhecidos pelos respectivos sistemas de ensino, possam ministrar conteúdos de áreas afins à sua formação. O artigo aborda, ainda, temas como a valorização do professor com formação em Arte, a importância da presença desse profissional em sala de aula e a preocupação com a formação básica do aluno na visão da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, em diálogo com questões levantadas no livro Em defesa da escola – uma questão pública, de Masschelein e Simons, tendo como foco principal o capítulo 4, intitulado Domando o professor, em que os autores discorrem sobre as possibilidades de o professor ser domado pelas circunstâncias da instituição escolar. 

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Referências

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Publicado

2017-12-28

Como Citar

OPPITZ, Paola de Farias. AULA DE ARTE SEM PROFESSOR DE ARTE: APONTAMENTOS DE UMA REALIDADE GAÚCHA. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 136–145, 2017. DOI: 10.5965/2358092517172017136. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/11651. Acesso em: 23 dez. 2024.