Entre Prometeu e Epimeteu: teoria e prática no ensino e formação do teatro de formas animadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702212019537

Resumo

Tomando como ponto de partida a relação entre teoria e prática, o texto faz uma reflexão sobre a formação no teatro de formas animadas. Para tanto, considera duas figuras mitológicas: Prometeu e Epimeteu, como representantes da dimensão teórica e da prática, respectivamente. Com base na produção artística realizada no Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação, faz-se uma análise da relação de interdependência entre prática e teoria, destacando a ideia de que a formação em teatro de sombras deve envolver não somente o conhecimento técnico, mas também uma abordagem afetiva e espiritual, em suma, uma “técnica de si”.

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Biografia do Autor

Gilson Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (Rio de Janeiro)

Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1989), Mestrado em Filosofia (1995) e Doutorado em Filosofia (2000) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Pesquisador de Artes Cênicas nas áreas de Estética Teatral, Teatro Brasileiro, Cenografia, Teatro de Formas Animadas. Professor Associado da UFRJ - Escola de Belas Artes, com atuação nas áreas de Estética Teatral, Dramaturgia e Teatro de Formas Animadas. Coordenador do Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação da UFRJ.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

MOTTA, Gilson. Entre Prometeu e Epimeteu: teoria e prática no ensino e formação do teatro de formas animadas. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 21, p. 537–557, 2019. DOI: 10.5965/2595034702212019537. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034702212019537. Acesso em: 21 nov. 2024.