FINTA - Formação Inicial em Teatro de Animação

Autores

  • Alex de Souza Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, Brasil
  • Gizely Cesconetto de Campos Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, Brasil
  • Maysa Carvalho Gonçalves Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701202019170

Resumo

O presente artigo apresenta a criação do curso de Formação Inicial em Teatro de Animação - FINTA, do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC Campus Florianópolis. Narra motivações e objetivos para sua oferta num contexto social, cultural e político específico. Completar lacunas na formação profissional demandada, principalmente, por artistas que se dedicam ao teatro de animação em Florianópolis e região, difundir conhecimentos dessa linguagem em suas diversas modalidades, capacitar a atuação na área artística e incentivar a formação de grupos artísticos e de público no teatro, compreender que artistas são profissionais e necessitam desenvolver técnicas para exercer seu ofício, são alguns dos objetivos do curso, além de se constituir também como campo de resistência da formação artística.

Palavras-chave: Formação. Teatro de Animação. FINTA. Educação Profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex de Souza, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, Brasil

Professor de Teatro (IFSC - Campus Florianópolis/Centro), Doutorando em Teatro (PPGT/UDESC), Mestre em Teatro (PPGT/UDESC - 2011) e graduado em Artes Cênicas (CEART/UDESC - 2007), com pesquisas acerca da animação de bonecos à vista do público. Experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação, Direção Teatral, Iluminação e Palhaçaria. Integrante da Cia. Cênica Espiral. Formação Técnica em Eletrônica (CEFET/SC - 2002).

Gizely Cesconetto de Campos, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, Brasil

Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2007), graduada em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1995). É professora de Artes do ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Santa Catarina, Assessora da área de Artes no Departamento Acadêmico de Linguagem, Tecnologia, Educação e Ciência, coordena a implantação do Núcleo de Produção Digital (NPD/SC) e o Cineclube Ó Lhó Lhó.

Maysa Carvalho Gonçalves, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, Brasil

Mestra em Teatro (UDESC, 2018), graduada em Artes Cênicas (Universidade de Brasília, 2013). É professora professora de teatro no Instituto Federal de Santa Catarina, atriz, cenógrafa, bonequeira e produtora. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Cênicas

Downloads

Publicado

2019-11-14

Como Citar

DE SOUZA, Alex; DE CAMPOS, Gizely Cesconetto; GONÇALVES, Maysa Carvalho. FINTA - Formação Inicial em Teatro de Animação. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 20, p. 170–187, 2019. DOI: 10.5965/2595034701202019170. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701202019170. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos fora do Dossier Temático