A marionete como metáfora do corpo dançante: um convite à percepção

Autores

  • Sandra Meyer Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701072010125

Resumo

O artigo propõe reflexões acerca da metáfora da marionete no campo da
dança. A associação com questões sobre o vivo/inanimado vem propiciando modos de percepção e organização do movimento em novas abordagens do corpo dançante. O texto destaca a presença desta metáfora na recente produção de dança contemporânea no Brasil, com enfoque nas proposições desenvolvidas por duas companhias, Grupo Cena 11 Cia de Dança, de Florianópolis e a Cia Marta Soares, de São Paulo.

Palavras-chave: Dança; metáfora; marionete; percepção.

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Biografia do Autor

Sandra Meyer, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora no Departamento de Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Teatro na Universidade do Estado
de Santa Catarina – UDESC. Mestre (1998) e Doutora (2006)
em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Pesquisa corpo, movimento, improvisação, ação física e composição. 

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Publicado

2018-04-07

Como Citar

MEYER, Sandra. A marionete como metáfora do corpo dançante: um convite à percepção. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 07, p. 125–143, 2018. DOI: 10.5965/2595034701072010125. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701072010125. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

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