Corpo/Objeto: o “mascaramento” na cena contemporânea brasileira

Autores

  • Ipojucan Pereira Grupo Teatral Isla Madrasta – São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701072010014

Resumo

Analisa a presença de procedimentos de “mascaramento” em alguns exemplos de espetáculos brasileiros, considerados como pertencentes ou não ao âmbito do Teatro de Formas Animadas. Investiga as relações entre corpo e objeto na constituição de eixos de pesquisa de criadores contemporâneos brasileiros que se valem do cruzamento de linguagens corporais com as artes visuais. Aponta o conceito de “máscara corporal” como um denominador possível de equalização entre obras de características e origens diversas e que têm na visualidade o seu aporte mais expressivo.

Palavras-chave: Corpo; objeto; máscara; animação.

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Biografia do Autor

Ipojucan Pereira, Grupo Teatral Isla Madrasta – São Paulo

Ator, diretor e Mestre em Teatro pela ECAUSP com pesquisa sobre o Teatro Essencial de Denise Stoklos. Trabalha com Teatro Físico, Dança Moderna, e suas relações com o Teatro Inglês Moderno e com a Mímica Contemporânea. Atua no circuito teatral paulistano desde 1992; atualmente é diretor do Grupo Teatral Isla Madrasta.

 

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Publicado

2018-04-07

Como Citar

PEREIRA, Ipojucan. Corpo/Objeto: o “mascaramento” na cena contemporânea brasileira. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 07, p. 014–026, 2018. DOI: 10.5965/2595034701072010014. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701072010014. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

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