E essa vontade de virar imagem... as relações entre a beleza real e a beleza da moda

Autores

  • Maria Emmanuele Rodrigues do Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x03052010029

Palavras-chave:

hiper-realidade, moda, beleza

Resumo

Investiga a luz da teoria do simulacro trabalhada por Jean Baudrillard, as relações entre a beleza real e a beleza da moda e quais as conseqüências destas nas relações dos indivíduos na sociedade pós-moderna. Inicialmente apresenta-se uma contextualização do que seria a teoria do simulacro, realidade e hiper-realidade e suas relações com conceitos de beleza atualmente. Em seguida é feita uma análise baseada na revisão bibliográfica citada e em narrativas obtidas através de entrevistas com seis mulheres de diferentes idades. Estas entrevistas buscam perceber a maneira como o padrão de beleza da moda afeta suas vidas no dia-a-dia. O método utilizado é a fenomenologia considerada aqui como ideal para se trabalhar com dados qualitativos por ter a capacidade e necessidade de lidar com verdades relativas e mutáveis e com a relatividade do ser.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUDRILLARD, Jean. A troca simbólica e a morte. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

___________________. Simulacros e Simulação. Lisboa: Relógio d’água, 1981.

CHAUÍ, Marilena. Simulacro e poder: Uma análise da mídia. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2006.

COLTRO, Alex. A Fenomenologia: um enfoque metodológico para além da modernidade. In: caderno de pesquisas em administração, São Paulo, V.01, N0 11, 10 Trim./2000. Disponível em: http://www4.fct.unesp.br/docentes/educ/alberto/page_download/Delineamento%202009/FENOMENOLOGIA.pdf . Acesso em: 25.09.09

CRITELLI, Dulce Mára. Analítica do Sentido: Uma aproximação e interpretação do real de orientação fenomenológica. São Paulo: EDUC: Brasiliense, 1996.

ECO, Umberto. História da Beleza. Rio de Janeiro: Record, 2004

FRIDMAN, L. C. Pós-modernidade: sociedade da imagem e sociedade do conhecimento. História, Ciências, Saúde — Manguinhos VI (2), 353-75, jul.-out. 1999. Disponível em http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0104-59701999000300007. Acesso em 24.09.2009

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. 2. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.

__________________. No fundo das aparências. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

MANESCHY, O. F. Limites entre Imagens A Fotografia na Moda e suas Articulações entre Campos Distintos. Fashion Theory: A Revista da Moda, Corpo e Cultura, Edição Brasileira, São Paulo, v. 01, n. 04, p. 115-121, 2002.

MORIN. Edgar. Cultura de massas do século XX: neurose. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2005. (o espírito do tempo)

VILLAÇA, Nízia. A edição do corpo: tecnociência, artes e moda. São Paulo: Estação das Letras, 2007.

COSTA, A. A. A cidade e a moda. Disponível em http://homelessmonalisa.darq.uc.pt/AlexandreAlvesCosta/ACidadeeamoda.html. Acesso em 31.08.2008

Escândalo chinês. Disponível em: http://www.fashionbubbles.com/2008/escandalo-chines/. Acesso em 15.10.2008

MUCCI, L. I. Nascemos todos e vivemos sob o signo do simulacro. Disponível em: http://www.ucm.es/info/especulo/numero35/nascemos.html. Acesso em 31.08.08

Downloads

Publicado

2010-01-01

Como Citar

NASCIMENTO, Maria Emmanuele Rodrigues do. E essa vontade de virar imagem... as relações entre a beleza real e a beleza da moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 3, n. 5, 2010. DOI: 10.5965/1982615x03052010029. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7949. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos