A influência da música no processo de criação do designer de moda

Autores

  • Rebeca Bomfim de Mello Faculdade da Cidade do Salvador

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x03062010136

Palavras-chave:

Criatividade, Música , Design de moda

Resumo

Tendo em vista as reflexões realizadas no campo da criatividade e da música e visando um resultado positivo na área do design de moda, este trabalho de pesquisa objetiva agregar informações e práticas criativas associadas à música. Desta forma, seu estudo compreende em analisar a influência que a mesma exerce no processo de criação em atividades desenvolvidas na sala de aula. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo com alunos do curso de graduação em design de moda, onde a música foi utilizada como estímulo a atividades em aula. O resultado encontrado foi uma resposta positiva ao estimulo musical pela maioria dos participantes. Dessa forma, pelo presente estudo conclui-se que a música pode e deve ser usada com estímulo a criatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONTEMPO, Márcio. Medicina natural: musicoterapia, geoterapia, fisiognomonia. Guia pratico nova cultura. São Paulo: Nova cultura Ed., 1992.

ESTRADA, Rodríguez Mauro. Manual de criatividade: os processos psíquicos e o desenvolvimento. Tradução de Hildegard Asbach. São Paulo: Ibrasa, 1992.

GIMARÃES, Telma. Criatividade e inovação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

GOLEMAN, Daniel; KAUFMAN, Paul; RAY, Michael. O espírito criativo. Tradução de Gilson César Cardoso de Sousa. São Paulo: Cultrix Ed., 1992.

JOURDAIN, Robert. Música cérebro e êxtase: como a música captura nossa imaginação. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998.

KNELLER, George Frederick. Arte e ciência da criatividade. 15ª ed. São Paulo: Ibrasa, 1978.

MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.

MORAES, J. Jota. O que é música. (Coleção primeiros passos, 80). São Paulo: Brasiliense, 1983.

MOUTINHO, Maria Rita; VALENÇA, Máslova. A moda no século XX. Rio de Janeiro: Senac ed., 2005, pg. 223-279.

NACHMANOVITCH, Stephen. Ser criativo: o poder da improvisação na vida e na arte. Tradução de Eliana Rocha. São Paulo: Summus, 1993.

OSTROWER, Fayga. Acasos e criações artísticas. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 22ª ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

PEREIRA, Rodolfo; ROCHA, Silvia; SILVEIRA, Isabella. Criatividade e modelos mentais. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

PINHEIRO, Marisa; SILVA, Lazara. No silêncio dos sons: Música e surdez: construindo caminhos. Revista da FAEEBA – Educação e contemporaneidade, Salvador, v. 16, n. 27, p. 169-182, jan./jun. 2007.

PREDEBON, José. Criatividade hoje: como se pratica, aprende e ensina. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2001.

PREDEBON, José. Criatividade: abrindo o lado inovador da mente: um caminho para o exercício prático dessa potencialidade, esquecida ou reprimida quando deixamos de ser crianças. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

TORRE, Saturnino de la. Dialogando com a criatividade: da identificação à criatividade paradoxal. Tradução de Cristina Mendez Rodríguez. São Paulo: Madras, 2005.

Downloads

Publicado

2010-07-01

Como Citar

DE MELLO, Rebeca Bomfim. A influência da música no processo de criação do designer de moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 3, n. 6, p. 136–153, 2010. DOI: 10.5965/1982615x03062010136. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7944. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensaios