Intersecções entre moda e espetáculo: um estudo acerca do desfile de moda
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x04072011108Palavras-chave:
Moda, Espetáculo, Desfile de modaResumo
O presente artigo propõe uma análise do desfile de moda, à luz dos estudos da cena, buscando referências na teoria da moda e do espetáculo. A partir de revisão bibliográfica e observação de desfiles durante a 18ª edição do São Paulo Fashion Week, ocorrida em janeiro de 2010, foram eleitos os seguintes elementos para apreciação do desfile enquanto espetáculo: espaço cênico, sons, produção das manequins e movimentos na passarela. Assumindo enquanto espetacular tudo que expõe-se ao olhar, concluiu-se que o desfile de moda é, desde o princípio, um espetáculo, podendo, assim, ser apreciado como tal.
Downloads
Referências
AMORIM, V. F. de; Universidade do Estado de Santa Catarina. Desfile de moda: um espetáculo cênico. 2007.
ANDRADE, S. Música de fundo. VOGUE COLEÇÕES, Portugal, Especial Moda Primavera/Verão, p. 30-32, 2007.
CAMARGO, R. G. Som e cena. Sorocaba: TCM Comunicação, 2001.
CAVALIERI, C. Filme coletivo virtual. SPFWJOURNAL, São Paulo, Inverno 2010, day 3, janeiro 2010.
DE CARLI, A. M. S. O sensacional da moda. Caxias do Sul: EDUCS, 2002.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
DEMARCY, R. A leitura transversal. In: GUINSBURG, J; COELHO NETTO, J. T; CARDOSO, R. C. (Org.). Semiologia do teatro. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
DIAS, R. M. A. O tratamento do espaço pela cenografia nos desfiles de moda. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 8, 2008, São Paulo, Anais do 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: AEND|Brasil, 2008. p. 238 – 243.
DUGGAN, G. G. O maior espetáculo da terra: os desfiles de moda contemporâneos e sua relação com a arte performática. In: FASHION THEORY, edição brasileira, número 2, junho 2002, Berg 2001.
FFW: Fashion Forward. Disponível em http://ffw.com.br/. Acesso em 13/06/2010.
GARCIA, C; MIRANDA, A. P. de. Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005.
GUINSBURG, J.; FARIA, J. R.; LIMA, M. A. de (Org.). Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva; SESC São Paulo, 2006.
KOWZAN, T. Os signos no teatro – introdução à semiologia da arte do espetáculo. In: GUINSBURG, J; COELHO NETTO, J. T.; CARDOSO, R. C. (Org.). Semiologia do teatro. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
MANTOVANI, A. Cenografia. Salvador: Ática, 1989.
OLIVEIRA, É. J. S. de. Um olhar sobre o fazer artístico do outro. In: BIÃO, A. (Org.). Artes do corpo e do espetáculo: questões de etnocenologia. Salvador: P & A Editora, 2007.
PAVIS, P. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. São Paulo: Perspectiva, 2003.
PAVIS, P. Dicionário de teatro. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
PRADIER, J. Etnocenologia. In: GREINER, C.; BIÃO, A. (Org.). Etnocenologia: textos selecionados. São Paulo: Annablume, 1998.
PRECIOSA, R. Produção estética: notas sobre roupas, sujeitos e modos de vida. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005.
RATTO, G. Antitratado de cenografia: variações sobre o mesmo tema. São Paulo: Senac São Paulo, 1999.
RONCOLETTA, M. R. Nas passarelas, o stylist como co-autor. DOBRAS, Volume 2, Número 4, São Paulo, setembro 2008.
SILVEIRA, B.; VANDRESEN, M; Universidade do Estado de Santa Catarina. Eventos de moda. Florianópolis, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Crislaine Gruber, Sandra Regina Rech
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.