Vestido de noiva: A interface entre moda e literatura através da análisa da obra Rodigueana

Autores

  • Priscila Bispo Okano Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x05102012153

Palavras-chave:

Moda, Literatura, vestido de noiva

Resumo

O presente trabalho busca estabelecer a interface entre Moda e Literatura por meio da análise da peça Vestido de Noiva (1943) de Nelson Rodrigues. Ao titular sua obra com o nome de uma das indumentárias mais representativas na sociedade, Nelson confirma aí a ligação entre as duas áreas em estudo no trabalho. Mas muito mais do que descrever a indumentária de um determinado período, Nelson constrói suas personagens e dramas por meio dela. E o vestido de noiva em si representa a figura central da peça, em torno do qual giram os conflitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, R.F.; BRASILEIRO, M.C.E.; BRITO, S.M. de O. Interdisciplinaridade: um conceito em construção. Episteme, Porto Alegre, n.19, p. 139-148, jul./dez. 2004.

BARTHES, R. Aula. Aula Inaugural da Cadeira de Semiologia Literária do colégio de França. 14.ed. São Paulo: Cultrix, 1977.

CURADO, B. Thérèse, Emma e Alaíde. Último andar. São Paulo, v. 15, p. 75-83, dez. 2006.

DE NICOLA, J. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias. 15.ed. São Paulo: Scipione, 1998.

FORMIGA, S. O design do corpo como determinante da identidade feminina. In: ______. Corpo de Mulher: design de produto? Anais do P&D Propaganda Design 2000. Novo Hamburgo, 2000.

GOMES, A. de C. Histórias de imigrantes e de imigração no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2000.

KÜHLEWEIN, C. Dois autores e um vestido. ANALECTA. Guarapuava, v. 7, n. 2, p. 145-154, jul./dez. 2006.

LEACH, E. Exemplos de codificação binária. In: ______. Cultura e comunicação. Lisboa: Edições 70, 1992, p. 79 – 91.

MICHAELIS 2000. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa – Volume 1. São Paulo: Cia Melhoramentos de São Paulo, 2000a.

MICHAELIS 2000. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa – Volume 2. São Paulo: Cia Melhoramentos de São Paulo, 2000b.

MILLER, S. Fashion as art; is Fashion art? Fashion Theory, v.11, n.1, p. 25-40, mar. 2007.

MONTEIRO, G. A metalinguagem das roupas. 1997. Disponível em: <http://bocc.ubi.pt/pag/_texto.php3?html2=monteiro-gilson-roupas.html>. Acesso em: 26 mai. 2009.

OLIVEIRA, J.L. de. Interface Arte-Moda: tecendo um olhar crítico-estético do professor de Artes Visuais. 2005. Dissertação de Mestrado – Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

PASSONI, C.A.N. Vestido de Noiva (Nelson Rodrigues) – Uma revolução no teatro. In: Resumos, comentários e textos – Literatura – Vestibular Unicamp 2004, 2005 e 2006. Campinas: Ed. Núcleo, 2003.

PEDROSA, I. Cores. In: ______. Da cor à cor inexistente. 3.ed. Rio de Janeiro: Léo Christiano Editorial Ltda., 1992, p. 105-125.

PEREIRA, V.A.C. A incomunicabilidade no teatro de Nelson Rodrigues. 2007. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Ciências e Letras – Universidade Estadual de São Paulo, Assis.

PONTES, H. A paixão pelas formas: Gilda de Mello e Souza. Novos Estudos, 74, p. 87- 104, mar. 2006.

RODRIGUES, N. Vestido de Noiva. Rio de Janeiro: MEDIAfashion, 2008.

SANTAELLA, L. Bases teóricas para aplicação. In: ______. Semiótica aplicada. São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2002, p. 1-27.

SANTOS, G.F. dos. Sonho de uma Noite de Verão – A linguagem através do signo. Travessias, v. 03, p. 1-14, 2008.

SCARPELLI, M.O.F. Atrás do véu da fantasia, a crua nudez da verdade – Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues. Aletria, 2000, p. 117-124. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/poslit>. Acesso em: 20 mar. 2009.

SILVA, S. Vestuário: comunicação e cultura. Revista Libero, v. 4, n. 7, p. 80-85, 2001.

SOUZA, S.C. de. O simbolismo do vestuário em Machado de Assis. 2008. Dissertação de Mestrado – Instituto de Estudo de Linguagem, Universidade de Campinas, Campinas, SP.

TRIZOLI, T.; PUGA, V.L. Vestidos de noivas. Caderno Espaço Feminino, v. 13, n.16, p. 43-71, jan./jun. 2005.

TRIZOLI, T.; PUGA, V.L. Roupas de sedução. II Encontro de História da Arte. Campinas, p. 1-11, mar. 2006.

TRIZOLI, T.; PUGA, V.L. Estudos e representações artísticas da noiva e da prostituta. Séculos XIX a XXI. Horizonte Científico, v. 1, p. 1-22, 2007.

Downloads

Publicado

2012-07-01

Como Citar

OKANO, Priscila Bispo. Vestido de noiva: A interface entre moda e literatura através da análisa da obra Rodigueana. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 5, n. 10, p. 153–174, 2012. DOI: 10.5965/1982615x05102012153. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7755. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensaios