Moda e Indumentária aplicada ao estudo da museologia
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x05102012006Palavras-chave:
Design, Moda, MuseuResumo
O artigo aborda o trabalho de museologia tendo como fonte de observação e análise os modos e modas captados por meio de fotografias de álbuns de famílias e ou de trajes de época, tratando, especialmente, de como a memória e o olhar sobre práticas sociais contribuem para o estudo do vestuário, tendo como veiculo de pesquisa e difusão um museu virtual. Esta abordagem está diretamente relacionada ao trabalho do grupo de pesquisa - Museu da Indumentária e da Moda (MIMO) - do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Design da Universidade Anhembi Morumbi.
Downloads
Referências
Livro
AVERY, Virginia. Hats. Estados Unidos: S.C.P, 1994.
BAWDEN, Juliet. Hat Book. Inglaterra: Park Books, 1992.
CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Editora SENAC, 2006.
FORTY, Adrian. Objetos do Desejo. Design e sociedade desde 1750. Tradução: Pedro Maia Soares. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônios. Rio de Janeiro: Garamond, 2007 (Museu, memória e cidadania).
GEOFFROY, Bérénice. Bags. Nova Iorque: Editora Assouline, 2004.
HALWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
KÖHLER, Carl. História do Vestuário. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
LAVER, James. A roupa e a moda: uma história concisa. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
TERRY, Terence. Hat Tricks. Londres: New Holland, 1998.
VILLAÇA, Nízia; CASTILHO, Kathia (org.). Plugados na Moda. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2006.
WILCOX, Charles F. Century of Bags. Estados Unidos: Chartwell Books, 1997.
XIMENES, Maria Alice. Moda e arte na reinvenção do corpo feminino do século XIX. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.
Artigo
BARROS, Myriam Moraes Lins de. “Memória e família”. In: Revista Estudos Históricos, Vol. 2, nº3, Rio de Janeiro, 1989, p.29-42.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. In: Revista Estudos Históricos, Vol. 5, nº 10, p. 200-12, Rio de Janeiro, 1992.
Sítio Eletrônico
Estatuto do Conselho Internacional dos Museus (ICOM). Disponível em: http://www.revistamuseu.com.br/legislacao/museologia/eticaicom.htm. Acesso: 01/04/2012.
Dissertação de Mestrado
NOROGRANDO, Rafaela. COMO É FORMADO O PATRIMÔNIO CULTURAL: Estudo museológico em Portugal na temática Traje/Moda. 2011. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social e Cultural) – Depto. De Antropologia/FCTUC - Universidade de Coimbra, Portugal.
Anais
MERLO, Márcia e CASTILHO, Kathia. “Moda Documenta: Museu da Indumentária e da Moda.” In: Anais do VI CIPED – An Agenda for Design, Lisboa, Portugal: Fundação Galouste Gulbenkian, 2011. (Pen-drive)
MERLO, Márcia. “Memórias: imagens entre fotos, palavras, coisas e sonhos” In: Anais do 6º. Colóquio de Moda. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2010 (CD-ROM).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Márcia Merlo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.