Ilustração de moda na modalidade a distância
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x02042009117Palavras-chave:
educação a distância, ilustração de moda, hipermídiaResumo
O presente ensaio tem o propósito de apresentar um estudo inicial sobre a implementação de recurso hipermídia como apoio ao ensino presencial da disciplina de ilustração de moda em cursos superiores de Design de Moda de Santa Catarina. Para isto, o ensaio começa apresentando o tema da ilustração de moda e suas possibilidades de
elaboração, com foco nos programas de desenho vetorial como ferramenta importante na execução desta disciplina. Em seguida, discorre-se sobre o ensino a distância tendo como recurso principal as hipermídias utilizadas através da Internet e como os processos educacionais podem ser otimizados com o uso destas novas tecnologias. Por fim, sugere-se uma proposta inicial de site com conteúdos de desenho de moda para complementar o ensino tradicional desta disciplina.
Downloads
Referências
Livro
BONSIEPE, Gui. Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997.
BUGAY, Edson Luiz; ULBRICHT, Vania Ribas. Hipermídia. Florianópolis: Bookstore, 2000.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
MARTIN, James. Hiperdocumentos e como criá-los. Rio de Janeiro: Campus,1992.
MORRIS, Bethan. Fashion illustrator: manual do ilustrador de moda. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
PADOVANI, Stephania; MOURA, Dinara. Navegação em hipermídia: uma abordagem centrada no usuário. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.
TREPTOW, Doris Elisa. Inventando moda: planejamento de coleção. Brusque: Ed. do Autor, 2007.
www
ALVES, João Roberto Moreira. Editorial Revista Brasileira de Educação a Distância. Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação, ano 15 - nº 84 - setembro/outubro de 2007. ISSN 0104-4141. Disponível em: <http://www.ipae.com.br/pub/pt/re/rbead/84/>. Acesso em: 30 out. 2008.
CURSOS Superiores a Distância (Graduação, Seqüenciais e Pós-Graduação Lato Sensu). Instituições Credenciadas/ Cursos ou programas autorizados. PortalMEC. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/index.php?option=content&task=view&id=588&Itemid=298>. Acesso em: 30 out. 2008.
EDUCAÇÃO Superior a Distância. PortalMEC. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/index.php option=com_content&%20task=view&id=248&Itemid=426>. Acesso em: 31 out. 2008.
Artigo
SARTORI, Ademilde Silveira; ROESLER, Jucimara. Imagens Digitais, Cibercultura e Design em EaD. In: III SIMPÓSIO FALANDO SOBRE EAD: Abrangências e Possibilidades, 3, 2004, São Paulo. Anais...São Paulo: PUC-SP/COGEAE, 2004. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2008.
ULBRICHT, Vania Ribas; VANZIN, Tarcísio. A Abordagem dos Erros Humanos no Ambientes de Hipermídia Pedagógica. In: CONGRESSO NACIONAL DE AMBIENTES HIPERMÍDIA PARA APRENDIZAGEM, 1, 2004, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2004. Disponível em: http://claudio5678.tripod.com/2004/artigos/Tema1/04.pdf. Acesso em: 20 out. 2008.
VIDOTTI, S. A. B. G.; SANCHES, S. A. S. Arquitetura da informação em web sites. Trabalho apresentado no II Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais, Campinas, 2004. Disponível em: <http://libdigi.unicamp.br/document/?view=8302>. Acesso em: 21 maio 2009.
Tese ou Dissertação. Trabalho de Conclus„o de Curso
GONÇALVES, Marília Matos. Ambiente hipermídia como auxiliar na aprendizagem de geometria descritiva. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Florianópolis, 1999. Disponível em: <http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/2985.pdf>. Acesso em: 25 out. 2008.
Legislação
A REGULAMENTAÇÃO da Educação a Distância nos Estados. Estado de Santa Catarina. Conselho Estadual de Educação. Resolução nº 151/CEE/SC. Disponível em: <http://www.ipae.com.br/pub/pt/re/rbead/61/materia4.htm>. Acesso em 20 out. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Carolina A. C. Amorim, Antonio Carlos de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.