Sobre o corpo e a estética: como a medicina e a publicidade revelam o corpo
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x02042009035Palavras-chave:
Corpo, Moda, Publicidade, Medicina e CosmetologiaResumo
O corpo é o objeto de estudo deste artigo. O avesso do ideal estético contemporâneo mostra o corpo em suas transformações, construções e desconstruções. Sua evolução com o passar do tempo, demonstrando que está em constante alteração. Trata sobre a publicidade e a forma que ela o explora, trata sobre a medicina e sobre os avanços desta área para deixar o corpo cada ve diferente, das identidades que aceitam curvas e rugas a mais. Trata de um corpo com volume e história pra contar. Trata da maneira com que este corpo vem sendo aceito pela publicidade, pela sociedade e num futuro breve, pela moda.
Downloads
Referências
BRAGA, João. Reflexões sobre Moda. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005.
CASSIRER, Ernest. Antropologia Filosófica. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
DE CARLI, Ana Mery Sehbe. O Sensacional da Moda. Caxias do Sul: Educs, 2002.
GOLDEMBERG, Mônica. Nu e Vestido - Dez Antropólogos revelam a Cultura do Corpo Carioca. Rio de Janeiro: Record, 2002.
KAUFMAN, Arthur. Distúrbios Alimentares: Os Extremos da Fome. Revista Gastren. Órgão Oficial de Divulgação da FGB - Volume 15 - n.º 4, São Paulo, 2003.
LAVER, James. A Roupa e a Moda: uma história concisa. Capítulo final por Cristina Probert; Tradução: Glória Maria de Mello Carvalho. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
LEHNERT, Gertrud. História da Moda do Seculo XX. Lisboa. Portugal: J.M Consultores S.A, 2001.
LIPOVETSKY, Gilles. A terceira Mulher: permanecia e revolução do feminino. Tradução: Maria Lucia Machado. Título original: La troisieme femme: permanence et revolucion du femnin. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
LIPOVETSKY, Gilles. O Império do Efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Tradução: Maria Lucia Machado. Título original: L'empire de l'ephémère : la mode et son destin dans les sociétes modernes. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
MAFESSOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Tradução: Albert Christophe Migueis Stuckenbruck. Título original: Eloge de la raison sensible. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
MALCOLM, Bernanrd. Moda e Comunicação. Tradução: Lucia Olinto. Título original: Fashion as Cominucation. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
MESQUITA, Cristiane. Moda Contemporânea: quatro ou cinco conexões possíveis. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2004.
MORA, José Ferrater. Dicionário de Filosofia. Lisboa. Portugal: Editorial Sudamericana S.A, 1978.
MORIN, Edgar e KERN, Ane Brigitte. Terra Pátria. Tradução: Paulo Azevedo Neves. Título original: Terre - Patrie. Porto Alegre: Sulina, 2003.
O'HARA, Georgina. Enciclopédia da Moda. Tradução: Glória Maria de Mello Carvalho. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
POPCORN, Faith. O Relatório Popcorn - Centena de Idéias de Novos Produtos, Empreendimentos e Novos Mercados. Tradução: Outras Palavras consultoria Lingüistica e Serviços de Informática. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
VILLAÇA, Nízia e GÓES, Fred. Em Nome do Corpo. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
WAJMAN, Solange. Moda Comunicação e Cultura: um olhar acadêmico. São Paulo: Arte & Ciência; NIDEM (Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Moda / UNIP); FAPESP, 2002.
WOLF, Naomi. O Mito da Beleza - como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Tradução: Waldéa Barcellos. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
PERIÓDICOS
BOSCOV, Isabela. Na Tela sem Botox - Hollywwod adverte: o excesso de puxa estica pode desfigurar carreiras. Revista VEJA. São Paulo: Editora Abril, 30 de março de 2005.
CASTELLON, Lena; TARANTINO, Mônica e RODRIGUES, Greice. Dez Anos a Mais e Muitos Anos a Menos. Revista Isto É. São Paulo: Editora Três. 18 de maio de 2005.
LUFT, Lia. Faxina nos Mitos II. Revista VEJA. São Paulo: Editora Abril. 04 de maio 2005.
RODRIGUES, Greice. Obesidade: é tempo demais. Revista Isto É. São Paulo: Editora Três. 16 de novembro de 2005.
SEÇÃO ETIQUETA, Revista Manequim. São Paulo: Editora Abril. Novembro de 2004.
SEÇÃO LIVRE OPINIÃO. Revista NOVA Cosmopolitan. São Paulo: Editora Abril. Novembro de 2004.
SEMERENE, Bárbara. As Mulheres de Verdade dos Anúncios de Beleza. Revista NOVA Cosmopolitan. São Paulo: Editora Abril. Agosto de 2005.
TARANTINO, Mônica. Entrevista: Mara Cristina de Lucia - A Ditadura do Corpo. Revista Isto É. São Paulo: Editora Três. 13 de junho de 2005.
SITES:
JABOR, Arnaldo. Ninguém mais namora as Deusas - artigo. http://www.paralerepensar.com.br/a_jabor_deusas.htm
VILLAÇA, Pablo. Crítica de cinema. http://www.cinemaemcena.com.br/crit_editor_filme.asp?cod=2081
http://www.Abcdasaude.com.Br/artigo.php?303
http://www.boasaude.uol.com.br
http://br.news.yahoo.com/articles/health/040607/36/kcsi.html
http://www.campanhapelarealbeleza.com.br
http://www.facom.ufba.br/com112_2000_1/passadopresente/desde.htm
http://paginas.terra.com.br/arte/mundoantigo/impressionismo/2.htm
http://www. Pintores Famosos.com.br
http://www.ocanto.no.sapo.pt/lexicon/dcionara.htm
http://www.vidaslusofonas.pt/sandro_botticelli.htm
FILMES:
Alguém tem que ceder - 2001, EUA. Direção de: Nancy Mayers.
Bridget Jones: No limiar da razão - 2004, EUA. Direção de: Beeba Kridom
Legalmente Loira I -2001, EUA. Direção de: Charles Herman Wurmfelfd
Legalmente Loira II - 2003, EUA. Direção de: Charles Herman Wurmfelfd
O amor é cego - 2001, EUA. Direção de: Peter Farrelly e Bobby Farrelly
O diário de Bridget Jones - 2002, EUA. Direção de: Beeba Kridom
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Luciane Vicenzi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.