Gerações Juvenis e a Moda: das Subculturas à materialização da imagem virtual

Autores

  • Mariane Tojeira Cara Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Ciberespaço, Adolescentes, Moda, Gerações

Resumo

A adolescência é a fase da vida onde o indivíduo lida com a descoberta do corpo, fazendo com que o papel da roupa seja imperativo. Para entender a complexidade da aparência e a função da Moda para o adolescente, o objetivo deste artigo é traçar um breve panorama histórico, a partir do sistema de gerações juvenis, bem como a relação destas distintas gerações com o ato de vestir. A ênfase principal situa-se na geração dos jovens contemporâneos, caracterizada como Geração Y, que apresenta uma nova forma de lidar com o corpo e com a Moda. Os apontamentos demonstram os adolescentes atuais vivendo em duas realidades: a virtual, onde permanece uma imagem idealizada e a física, que pela presentificação do corpo por meio da Moda busca materializar o simulacro cultivado no ciberespaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUMAN, Z. La sociedad individualizada. Madrid: Cátedra, 2001.

COUPLAND, D. Generation X: Tales for an Accelerated Culture. New York: St. Martin's Press, 1991.

HEBDIGE, D. Subculture: The Meaning of Style. London: Routledge, 1979.

KEHL, M. R. A juventude como sintoma da cultura. in NOVAES, Regina; VANNUCHI, Paulo (org). Juventude e Sociedade: Trabalho, educação e participação. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

KLEIN, N. Sem Logo. Tradução de Ryta Vinagre. 4ª Edição. Rio de Janeiro: Record, 2004.

MARTIN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2002.

MORIN, E. Cultura de Massas no século XX: O Espírito do Tempo I – Neurose. Tradução de Maura Ribeiro Sardinha. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

POLHEMUS, T. Style Surfing: What to Wear in the 3rd Millennium. London: Thames and Hudson, 1994.

RITCHIE, K. Marketing to Generation X. New York: Lexington Books, 1995.

SINGER, P. Retratos da Juventude Brasileira: An·lise de uma pesquisa nacional. Org. Helena Wendel Abramo e Pedro Paulo Martorni Branco. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

VILLAÇA, N. Alta, média e baixa costura: moda e semiologia cultural. In: CASTILHO, K. A Moda do Corpo, o corpo da moda. São Paulo: Editora Esfera, 2002.

VINCENT-RICARD, F. As espirais da moda. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

Downloads

Publicado

2008-07-01

Como Citar

ALMEIDA, M. T. C. Gerações Juvenis e a Moda: das Subculturas à materialização da imagem virtual. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 1, n. 2, 2008. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7620. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Ensaios