Garotas de São Paulo: imagem de um corpo vestido pela moda

Autores

  • Rosane Schmitz Fernandes Pontifícia Universidade Católlica de São Paulo

Palavras-chave:

cidade, moda, corpo

Resumo

O presente texto aborda algumas idéias a serem articuladas a partir de um determinado corpo reproduzido pelas mãos do figurinista Alceu Penna na seção da coluna As Garotas da revista O Cruzeiro, do ano de 1953. A intenção é apresentar a noção de corpo e suas relações e inter-relações entrementes a outros conceitos que articularemos no decorrer do texto como a idéia do corpo feminino, traduzido em um corpo vestido pela moda e também como este corpo está sendo socializado e veiculado até o público leitor de textos visuais e escritos. Assim, remetemos outro conceito que se relaciona com o ambiente, o espaço aqui representado, pela cidade de São Paulo, sendo apontados  alguns bairros tradicionais. Estas correlações compartilham da nossa preocupação maior de como são estabelecidos e  determinados corpos femininos neste texto visual representado pela imagem em questão que se intitula “As Garotas de S. Paulo”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORDO, Susan. Bringing Body to Theory. In: WELTON, Donn. Body and flesh: a philosophical reader. New York: Blackwell Publishers, 1998, p. 71 - 97

GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume. 2005.

KÖHLER, Carl. História do vestuário. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

OLIVEIRA, Ana Claudia Mei Alves de. Corpo e roupa nos discursos da aparência. Site da COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Disponível em http://www.compos.org.br/data/biblioteca_198.pdf. Acesso em 06/12/ 2007.

SANT´ANNA, Mara Rúbia. Aparência e poder: sociabilidades urbanas em Florianópolis, de 1950 1970. 2005. (Tese em Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

VILLAÇA, Nízia. Corpo, sentido e imperfeição: a moda como estratégia. In: SILVA, Assis (org.). Corpo e sentido. São Paulo: EDUNESP, 1996.

Downloads

Publicado

2008-07-01

Como Citar

FERNANDES, R. S. Garotas de São Paulo: imagem de um corpo vestido pela moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 1, n. 2, 2008. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7599. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos