Signos Étnicos na Moda no século XXI: manifestações culturais pré-colombianas na criação de produtos atemporais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x09182016043

Palavras-chave:

moda, cultura pré-colombiana, signos étnicos

Resumo

A cultura se manifesta por meio dos saberes, crenças, lendas, costumes e modos de viver de um povo, os quais podem ser deslocados e reinterpretados num produto de moda que se espera ser observado por um interpretante carregado de bagagem ou acervo cultural. A inovação formal é reativada na moda a cada instante com formas mais aberrantes e mais arbitrárias, no plano estético, com o único fim de fornecer um material sempre novo de signos distintos. Ao retratar aspectos culturais na moda seja no vestuário ou nos acessórios, o seu caráter de efemeridade se reduz, uma vez que objetos ou produtos mais atemporais são propostos. Este artigo busca uma revisão acerca da relevância das manifestações culturais e das etnias na moda, além de fazer uma abordagem do processo criativo de uma coleção de acessórios com referências nas culturas pré-colombianas dos povos Incas, Maias e Astecas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Salvan Pagnan, Minas Gerais State University

Graduada em Design de moda e pós-graduada em Design de gemas e joias pela Universidade do Estado de Minas Gerais, na qual atualmente faz mestrado em Design.

Caroline Salvan Pagnan, Minas Gerais State University

Mestrado em Engenharia de Materiais na Redemat - Rede Temática em Engenharia de Materiais em convênio criado entre a Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, a Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG e a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais com linha de trabalho na área de polímeros. Graduada em Design de Produto pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Escola de Design.

Referências

BALAGUERA, Y.L.S. La influencia de los materiales en el significado de la joya. Cuaderno del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación, n. 46, p. 115–153, 2013.

BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. 4. ed. São Paulo: Cultrix, 1996.

BAUDRILLARD, J.Função-signo e lógica de classe. in: A Economia Política dos Signos. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996. Pág. 9-49.

BRAGA, J. Historia da moda: uma narrativa. São Paulo: Anhembi Morumbi. 2004.

DETANICO, F.B.; TEIXEIRA, F.G; SILVA, T.K. A Biomimética como Método Criativo para o Projeto de Produto. Design & Tecnologia,n. 2, 2010. Disponível em < http://www.pgdesign.ufrgs.br/designetecnologia/index.php/det/article/viewFile/52/33. Acesso em 15 de abril de 2015.

FARBIARZ, Alexandre; FARBIARZ, Jackeline Lima; NOJIMA, Vera Lucia dos Santos. Os quatro ventos da comunicação.In: COELHO, Luiz Antonio L. (org.). Design método. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Teresópolis: Novas Idéias, 2006. p.64-86.

GARCIA, Carol. Recombinações: Auditions Brasil 2014. Disponível em: < http://www.auditionsbrasil.com.br/tag/recombinacoes/>. Acesso em: 23 de novembro de 2014.

GOLA, E. A Joia: História e design.São Paulo: SENAC/SP, 2008.

GRUBE, N. Maya: Divine Kings of the Rain Forest. Cologne:Könemann Press, 2006.

HENDERSON, J.L. Os mitos e o homem moderno. In:JUNG, C.G. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 2008, cap. II, p.133-205.

LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

LIPOVETSKY, Gilles. O Império do Efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia da Letras, 2009.

MOLES, Abraham A. Teoria dos Objetos. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 1981.

MORAES, A. D. de. Contos e lendas do Peru. WMF Martins fontes, 2002.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processo de criação. Petrópolis: Vozes, 1987.

SUDJIC, Deyan. A Linguagem das Coisas. Tradução por Adalgisa Campos da Silva. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.

TEIXEIRA, M.B.S. Design de joias em Minas Gerais. A construção de uma identidade. In: CASTAÑEDA, Cristiane; ADDAD, J. E; LICCARDO, Antonio. Gemas de Minas gerais. Belo Horizonte:Ed. SBG,2001, cap. 10, p.261–280.

VÁSQUEZ, B.; RENDÓN, S. (translators).El Libro de los Libros de Chilam Balam: Traducción de sus textos paralelos.Mexico: Fondo de Cultura Económica, 1948.

WHITE, L. “The symbol: the origin and basis of humans behavior”, in Morbel, Lennings e Smith (orgs), Readings of Antropology. Nova York: McGraw-Hill Book Co, 1955.

ZERBATO, B. N.; ESTARQUE, M. M. Frida Kahlo: Figurinista de si mesma. In: Colóquio de Moda, 9., 2013, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza: UFC, 2013. Disponível em: < http://www.coloquiomoda.com.br/anais/anais/9-Coloquio-de-Moda_2013/POSTER/EIXO-7-FIGURINO_POSTER/Frida-Kahlo-Figurinista-de-si-mesma.pdf> Acesso em: 21 de jan. 2016.

Downloads

Publicado

2016-07-01

Como Citar

PAGNAN, Andreia Salvan; PAGNAN, Caroline Salvan. Signos Étnicos na Moda no século XXI: manifestações culturais pré-colombianas na criação de produtos atemporais. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 043–056, 2016. DOI: 10.5965/1982615x09182016043. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7245. Acesso em: 20 nov. 2024.