Adornos Contemporâneos: seus significados no âmbito da joia, bijuteria e ornamento corporal
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x09012015140Palavras-chave:
joia, bijuteria, adorno , designResumo
Este artigo, tendo por referência o Brasil, explora algumas significações relacionadas ao século XX e aos adornos, sejam eles, joias, bijuterias ou ornamentos corporais. Determinou-se como ponto de partida as transformações tecnológicas geradas pelas mudanças político-econômicas. A modernização industrial na década de 1950 trouxe renovação cultural, o que possibilitou novos hábitos e costumes que frutificaram sob vertentes de vanguarda no contexto contemporâneo brasileiro. O uso adequado e mais arrojado de matéria-prima e a relação entre custo e benefício se mostraram viáveis e impulsionaram a economia mundial. Por meio de pesquisa de campo e análise bibliográfica, constatou-se que joia, bijuteria e ornamento corporal, tiveram suas fronteiras aproximadas no âmbito do contemporâneo. A intersecção de diferentes abordagens com análises de alguns pontos no escopo do design conduziram esse estudo.
Downloads
Referências
ALLÉRÈS, D. Luxo..........Estratégias, Marketing. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2006, p. 264.
BARROSO E. Artesanato e design e O que é artesanato. Módulos I e II. Termo de referência Economia Criativa. In: Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Brasília, 2013.
BISOGNIN, E. L. et al. Adornos nas civilizações pré-históricassob a ótica da ourivesaria. RevistaCompetência, Revista da Educação Superior do Senac –RS, Porto Alegre, v.5, n. 1, p. 57-70, 2012.
GOLA E. A Joia, História e Design. São Paulo: Editora Senac, 2008, p. 24-40.
GIORDANI, M. C. História da Antiguidade Oriental.Petrópolis: Editora Vozes, 1983.
HELD, M. S. B. A arte, o design, a moda –o processo de criação e o consumo na pós-modernidade. Revista:Poéticas Visuais. Unesp-Bauru, Bauru, v. 1, n.1, p. 22-34. 2010.
HESKETT, J. Design. São Paulo: Ática, 2008, p. 13.
LODY, R. Joia de Axé, a joalheria afro -brasileira.Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil Ltda, 2011.
LIPOVETSKY, G. A cultura mundo, uma resposta a uma sociedade desorientada.Cia das Letras: São Paulo, 2008.
MEDINA G. Módulos artesanais aplicados ao mobiliário, uma experiência em design social. Novo Hamburgo, 2009, p. 5.
MJSA, Manufacturing Jeweler and Suppliers Association/ Sintra. Pequena história da Indústria de Bijuteria Americana. Providence, Rhode Island. Tradução Crebi (The Global Jewelry Information Website)/ Sintrajoias (Sindicato dos trabalhados da Indústria Joalheira de São Paulo).2014.
NIEMEYER, L. Design Contemporâneo no Brasil. In: MOURA, Mônica (Org.) et al.Design Brasileiro Contemporâneo: reflexões.São Paulo: Estação das Letras, 2014, p. 35-46, 69.
RIBEIRO D. ; RIBEIRO B. 2010. “Arte plumária dos Índios Kaapor”. In Educação em Linha: Índios, os primeiros brasileiros. Secretária de Estado do Rio de Janeiro, 2010, v.13, n.1, p.51.
ROCHA, S. C. S. O Brasil da joia design e arte.São Paulo: Gráfica Editora Coppola, 2014, p.39-50, 120.
SEBRAE, Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas. “A atuação do sistema SEBRAE no artesanato”. Organização texto Durcelice Cândida Mascêne e Maurício Tedeschi. Termo de referência economia criativa e inovação. São Paulo: SEBRAE, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Silvia Carla Sarti Rocha, Maria Antonia Benutti, Marizilda dos Santos Menezes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.