As marcas de luxo de moda e as redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x07132014210

Palavras-chave:

redes sociais, marcas de moda, marketing digital

Resumo

O estudo tem o objetivo de analisar as ações das marcas de luxo de moda dentro da rede social Facebook. Para isso, baseou-se no relatório do ano de 2012 da BranZ onde identificou-se as três marcas mais valiosas do setor de luxo: Louis Vuitton, Hermès e Gucci. O trabalho foi desenvolvido por meio do monitoramento das fan pages dessas marcas. Como resultados, nota-se que não existe incentivo para os usuários iniciarem um diálogo, pressuposto básico dessa plataforma de comunicação. Por consequência, a página acaba assumindo o caráter de um catálogo virtual, já que as principais ações são os posts relacionados a divulgação de produtos e campanhas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AAKER, David A. KUMAR, V. DAY, George S. Pesquisa de Marketing. MARCONDES, Reynaldo Cavalheiro (trad.). 2 ed. São Paulo, Ed. Atlas, 2004.

ANDRADE, Josmar, MAZZON, José Afonso, KARTZ, Sérgio. Boca-a-boca eletrônico: explorando e integrando conceitos de marketing viral, buzz marketing e word-of-mouse. In:EMA - ENCONTRO DE MARKETING. Anais, 2006.

BENTIVEGNA, Fernando Jucá. Boca-boca, online e viral. In: RAE executiva. v.01, n.02, nov. 2002 - jan. 2003. p. 39-43.

BERNOF, J; LI, C. Harnessing the Power oh the Oh-So-Social Web. Mit Sloan Management Review, v. 49, n. 03, p. 35-42, 2008.

BRANDÃO, Vanessa Cardozo. Comunicação e marketing na era digital: a Internet como mídia e canal de vendas. 2001. In XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DECIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, Campo Grande. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.intercom.org.br/intercom/intercom.shtml>. Acesso em 16 jun. 2012.

BRANDZ. As 100 empresas mais valiosas de 2011: relatório anual. 2012.

COULDRY, N. Does the media have a future? European Journal of Communication. v. 24(4). 2009. p. 437-449.

KAPLAN, A. M.; HAENLEIN, M. Users of the World, Unite! The Challenges and Opportunities of Social Media. Business Horizon, v. 56, p. 59-68, 2010.

KOTLER, Philip. ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2007.

REBELLO, Teresa Cristina Santos. As mídias sociais e a arte contemporânea. In: COLÓQUIO DE MODA, 2011, Maringá. Anais... Maringá: 2011. CD-ROM.

O GLOBO. O facebook passa o Orkut e se torna a rede mais acessada do Brasil. 2012. Disponível em < http://oglobo.globo.com/tecnologia/facebook-passa-orkut-torna-se-rede-mais acessada-do-brasil-3696762 >, acesso: 23 mai. 2012.

RODRIGUES, Marco Aurélio de Souza. CHIMENTI, Paula. NOGUEIRA, Roberto. O Impacto das novas mídias para os anunciantes brasileiros. In: XXXV ENCONTRO DA ANPAD, anais. Rio de Janeiro, 4 - 7 set., 2011

Santander Empreendedor. Facebook se torna o site mais visitado do Brasil. 2012. Disponível em <http://www.santanderempreendedor.com.br/noticias/marketing/2227-facebook-se-torna-o-site-mais-visitado-no-brasil>, acesso: 23 mai. 2012.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4 ed. THORELL, Ana (trad). Bookman. 2010 São Paulo.

Downloads

Publicado

2014-01-01

Como Citar

FAVERO, Marcela Bortotti; ALVAREZ, Francisco J.S.M. Alvarez. As marcas de luxo de moda e as redes sociais. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 7, n. 13, p. 210–218, 2014. DOI: 10.5965/1982615x07132014210. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/5126. Acesso em: 6 nov. 2024.