Logística reversa, reutilização e trabalho social na moda
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x07132014085Palavras-chave:
moda, sustentabilidade, logística reversaResumo
O produto de vestuário desenvolvido de acordo com o sistema de moda tem um ciclo de vida curto. Da matéria-prima ao descarte, os impactos ambientais gerados pelos produtos de moda têm sido estudados visando minimizar as consequências para o meio ambiente. Neste estudo, aborda-se a etapa final, o pós uso, aplicando-se o conceito da logística reversa, que é o retorno dos produtos às empresas para dar novo uso, e a reutilização de peças descartadas servindo como matéria prima em empreendimentos sociais. A reutilização de peças do vestuário descartadas como matéria prima para desenvolvimento de novos produtos contribui para a redução de impactos socioambientais.
Downloads
Referências
ARAÚJO, M. A. Moda Ecológica ou Ecologia para a Moda? 2008. Disponível em: < www.idhea.com.br> Acesso em: 11 jun. 2008.
BERLIM, Lilyan. Moda e Sustentabilidade. Uma reflexão necessária.São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2012
BLACK, Sandy. Eco Chic: the fashion paradox. Black Dog Publishing Limitid, London, 2008.
CHAVES, Gisele de Lorena Diniz; BATALHA, Mário Otávio. Os consumidores valorizam a coleta de embalagens recicláveis? Um estudo de caso da logística reversa em uma rede de hipermercados. Rgsa – Revista de Gestão Social e Ambiental, São Paulo, v. 3, p.423-434, 01 set. 2009. Disponível em: www.gestaosocioambiental.net. Acesso em: 03 jun. 2013
COSTA, Luciangela Galletti da; VALLE, Rogério. Logística reversa: importância, fatores para a aplicação e constexto brasileiro. Rio de Janeiro: Seget – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2006.
DANELON, Fernanda; PANTIN, Simone Esmanhotto de. Já ouviu falar em Upcycling?Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/upcycling-sobras-cristal-couro-madeira-reusadas-objetos-unicos-728545.shtml>. Acesso em: 01 jun. 2013.
FAVERIN, Victor. Adidas lança programa de logística reversa e convoca população. Disponível em: <http://rmai.com.br/v4/Read/1136/adidas-lanca-programa-de-logistica-reversa-e-convoca-populacao.aspx>. Acesso em: 01 jun. 2013.
FAZ, Assim Se (Ed.). Como separar roupas para doar. Disponível em: <http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/como-separar-as-roupas-para-doar>. Acesso em: 03 jun. 2013.
FLETCHER, Kate & GROSE, Lynda. Moda & Sustentabilidade: design para mudança. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.
GONÇALVES, Marcus Eduardo; MARINS, Fernando Augusto Silva. Logística reversa numa empresa de laminação de vidros: um estudo de caso. Gestão e Produção, São Paulo, n.3, p.298-410, 01 jul. 2006.
LEE,Matilda.Eco Chic:oguia de moda ética para a consumidora consciente. 1 ed.SãoPaulo: Larousse. 2009.
LIPOVETSKY, Gilles. O Império do Efemero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
LISBOA, Lívia. Planeta sustentável Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/residuos-texteis-upcycling-worn-again-moda-reciclada-648057.shtml>. Acesso em: 01 jun. 2013. LOPES, Diana Mery Messias. Uma Contribuição na Estruturação dos Fluxos Logísticos Reversos das Lojas de Departamentos. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPE, 2009.
MANZINI, E; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis. Os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.
SERTE (Ed.) Quem somos: uma história de amor. Disponível em: <http://www.serte.org.br/serte>. Acesso em: 03 jun. 2013.
SILVA FILHO, J. C. G.; SICSÚ, A. B. Produção mais limpa: uma ferramenta da gestão ambiental aplicada às empresas nacionais. In: ENEGEP, 23. Anais. 1 CD-ROM. Ouro Preto, 2003.
VIALLI, Andrea. Upcycling, a nova fronteira da reciclagem. Disponível em: <http://blogs.estadao.com.br/andrea-vialli/upcycling-a-nova-fronteira-da-reciclagem/>. Acesso em: 01 jun. 2013.
VIEIRA, Karina Nascimento; SOARES, Thereza Olívia Rodrigues; SOARES, Laíla Rodrigues.A logística reversa do lixo tecnológico: Um estudo sobre o projeto de coleta de lâmpadas, pilhas e baterias da Braskem. Rgsa – Revista de Gestão Social e Ambiental, São Paulo, v. 3, p.120-136, 01 set. 2009. Disponível em: . Acesso em: 03 jun. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Neide Köhler Schulte, Luciana Dornbusch Lopes, Lucas da Rosa, Mayeni Medeiros Padilha
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.