A moda no contexto da sustentabilidade

Autores

  • Neide Köhler Schulte Universidade do Estado de Santa Catarina image/svg+xml
  • Luciana Lopes Universidade do Estado de Santa Catarina image/svg+xml
  • Monik Aparecida Alessio
  • Beatriz Freitas Universidade do Estado de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x06122013194

Palavras-chave:

moda, sustentabilidade, consumo

Resumo

A partir da pesquisa “Ecomoda: dimensões da sustentabilidade aplicadas ao produto do vestuário”, o presente artigo apresenta questões consideradas de valor para o entendimento do conceito sustentabilidade aplicado ao sistema de moda e ao setor têxtil. O trabalho foi desenvolvido baseado nas ideias de Lee (2009), Fletcher e Grose (2011), Berlim (2012) que apresentam conceitos elaborados para definir a sustentabilidade aplicada à moda e ao consumo do vestuário. A pesquisa nas teorias estudadas, analisadas e discutidas em grupo, em que participaram a coordenadora e os bolsistas de pesquisa e do Programa de Extensão EcoModa, serviu como ponto de partida para este artigo. O Programa de Extensão do Curso de Bacharelado em Moda da UDESC foi criado em 2004 com o objetivo de disseminar o conceito de sustentabilidade ambiental através da produção e consumo conscientes. Por fim, apresentaram-se exemplos de como os profissionais na área da moda estão introduzindo os conceitos de sustentabilidade em produtos e serviços.

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Referências

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Publicado

2013-07-01

Como Citar

KÖHLER SCHULTE, Neide; LOPES, Luciana; ALESSIO, Monik Aparecida; FREITAS, Beatriz. A moda no contexto da sustentabilidade. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 194–210, 2013. DOI: 10.5965/1982615x06122013194. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/3485. Acesso em: 7 nov. 2024.

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