Design de moda e tradição: a cumplicidade possível para inovar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x06122013001

Palavras-chave:

moda, artesanato, sustentabilidade social, economia criativa, economia solidaria

Resumo

O presente artigo trata dos novos valores para moda no terceiro milênio e busca bases conceituais na sustentabilidade, na economia criativa e na economia solidaria para tratar das novas práticas da moda. Traz experiências da pesquisa em desenvolvimento no curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e os resultados sociais depois de trabalhos desenvolvidos, ao longo de dois anos e meio, com um grupo de artesãs.

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Figuras

Figura 1, 2, 3: Vestidos com técnicas de bordado, patchwork e detalhe de flores aplicadas. Confecção Carla Carlin.

Figura 4, 5: Cardigans em malha retilínea bordado, flores de crochê e flores de fitas. Malharia Friolã.

Figura 6: Artesã com a designer Rafaela Tomazzoni

Figura 7: Artesãs com designer Carla Carlin

Figura 8: Detalhe de crochê no decote da túnica Confecção: Carla Carlin

Figura 9: Detalhe de crochê nas costas da túnica Carla Carlin

Figura 10, 11, 12: Detalhe, cardigans com bordado flores de crochê, de sutache e patchwork Friolã

Figuras 13, 14, 15: detalhes de bordado, flores, e crochê nos vestidos – Carla Carlin Fotos: BenHur

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Publicado

2013-07-01

Como Citar

DE CARLI, Ana Mery Sehbe. Design de moda e tradição: a cumplicidade possível para inovar. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 1–17, 2013. DOI: 10.5965/1982615x06122013001. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/3472. Acesso em: 19 nov. 2024.

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