
ModaPalavra, Florianópolis, V. 17, N. 41, p. 75-127, jan/jun. 2024
100
ModaPalavra e-periódico / Dossiê Moda e Emoções na Cultura do Consumo
2013.
CHETOCHINE, Georges. O blues do consumidor: por que seu cliente não
está satisfeito. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
DAMASIO, Antonio. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro
humano. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
DIAS, Cristiane. Análise de discurso digital: sujeito, espaço, memória e
arquivo. Campinas: Pontes Editores, 2018.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. 18. ed.
Tradução de Maria Célia Santos Raposo. Petrópolis: Vozes, 2011a.
GOFFMAN, Erving. Ritual de interação: ensaios sobre o comportamento
face a face. Petrópolis: Vozes, 2011b.
GUEDES, Ellida Neiva; SILVA, Marcelo da. As relações de consumo e os
sites sociais de reclamação: a comunicação organizacional na ágora virtual.
Comunicação: reexões, experiência, ensino, Curitiba, v. 11, nº 11, p.
55-65, 1º sem. 2016.
KOPYTOFF, Igor. A biograa cultural das coisas: a mercantilização como
processo. In: APPADURAI, Arjun (Org.). A vida social das coisas: as
mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: Editora da Universidade
Federal Fluminense, 2008.
LIPOVETSKY, Gilles. A sociedade da decepção. Barueri: Manole, 2007.
LIPOVETSKY, Gilles; CHARLES, Sébastien. Os tempos hipermodernos.
São Paulo: Barcarolla, 2004.
LYRICS – MÚSICAS. I Can’t Get No Satisfaction. The Rolling Stones,
Letra, Tradução. Letras e tradução, 2020. Disponível em: <https://www.
youtube.com/watch?v=Elags46aQl8>. Acesso em 23 de julho de 2023.
ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: nos movimentos dos
sentidos. 6. ed. Campinas: Unicamp, 2007.
PAILLARD, Denis. Marcadores discursivos e cena enunciativa. In: VOGUÈ,
Sarah de; FRANCKEL, Jean-Jacques; PAILLARD, Denis (Orgs.). Linguagem
e enunciação: representação, referenciação e regulação. São Paulo:
Contexto, 2011.
PEREIRA DA SILVA, Marcelo. Ambivalência: felicidade e decepção na
sociedade de consumo – o discurso do consumidor no site de rede
social Reclame Aqui. Revista Comunicação Midiática, Bauru, v. 13,
n. 2, p. 37–52, 2018. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/
comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/419. Acesso em: 10 jul.
2023.
PIRES, Lara Guerreiro; TUZZO, Simone Antoniaci. O consumo de marcas de