A influência das tendências de moda na aquisição de artigos têxteis sustentáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x16402023216

Palavras-chave:

tendências de moda, estética, têxteis sustentáveis

Resumo

A finalidade do estudo tem a premissa refletir sobre como acontece o processo de escolha dos designers para a compra de um produto de tendências de moda sustentáveis. A pesquisa se define como qualitativa e parte do estudo de caso do Birô UseFashion, as tendências de design, a estética aplicada a artigos têxteis para o inverno 2022, e os principais atributos estéticos no desenvolvimento de projetos de design com o uso de artigos têxteis. O estudo foi realizado com a proposta de suporte teórico para auxiliar no desenvolvimento de processos de escolha de design visando a sustentabilidade ambiental, e como transparecer tais escolhas para o público consumidor

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anerose Perini, Federal University of Rio Grande do Sul

Coordenadora do projeto de Extensão Cariño: roupas de bebê sustentáveis (2017/2018). Mestra em Design Estratégico, pela instituição Unisinos (2015). Possui especialização em Moda, Criatividade e Inovação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS (2009), graduação em Tecnologia em Moda e Estilo pela Universidade de Caxias do Sul (2006). Atualmente é professora da Uniritter Laureate International Universities.

Fabiano de Vargas Scherer, Federal University of Rio Grande do Sul

Doutor em Design e Tecnologia (2017) e graduado em Arquitetura e Urbanismo (1999) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professor do Departamento de Design e Expressão Gráfica e colaborador no Programa de Pós-graduação em Design PGDESIGN, ambos da UFRGS. Atua nas áreas de projeto, metodologia de projeto, inserção do usuário no processo de projeto e técnicas criativas em Design.

Luis Henrique Alves Cândido, Federal University of Rio Grande do Sul

Possui graduação em Desenho Industrial (Projeto de Produto), mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia dos Materiais pelo Programa PPGE3M/UFRGS. Professor Associado no curso de design de produto (DEG/FA/UFRGS), Professor do Programa de Pós-Graduação em Design (PgDESIGN/UFRGS). Pesquisador no Laboratório de Design e Seleção de Materiais (LDSM/UFRGS). Coordenador do Laboratório de Modelos e Protótipos da Faculdade de Arquitetura (ARQ/UFRGS). Consultor ad hoc do comitê assessor em Design da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (AUD/FAPERGS).

Referências

BAPTISTA S, CUNHA M. Estudos de usuários: visão global dos métodos de coletas de dados. In: Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p. 168-184, 2007.

BAXTER MR. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. Tradução Itiro Iida. 2. ed. rev. Blucher, São Paulo, 2000.

BERLIM, Lilyan. Moda e Sustentabilidade. Uma reflexão necessária. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2012.

BOURDIEU P. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Companhia das Letras, São Paulo, 1996.

CALVEIRA, A. Treinando pesquisadores para o Design: algumas considerações e muitas preocupações acadêmicas. Revista Design em Foco, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 97-120, jan./jun. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/661/66130108.pdf. Acesso em: 04 jul. 2023.

CALDAS D. Observatório de Sinais: Teoria e prática da pesquisa de tendências. Senac Rio, Rio de Janeiro, 2006.

CHAPMAN J. Emotionally Durable Design: Objects, experiences and empathy. Earthscan,London, 2005.

CRILLY N, MOULTRIE J, CLARKSON PJ. Seeing things: consumer response to the visual domain in product design. Design Studies, v. 25, n. 6, p. 547–577, 2004.

DESMET PMA. Faces of product pleasure: 25 positive emotions in human- product interactions. International Journal of Design, v. 6, n. 2, p. 1-29, 2012.

GWILT A. Moda sustentável: um guia prático. Tradução de Márcia Longarço. Gustavo Gili, São Paulo, 2014.

KRIPPENDORFF K. Design centrado no usuário: uma necessidade cultural. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, p. 87-98, 2000.

LIPOVETSKY G, ROUX E. O luxo eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. Tradução Maria Lúcia Machado. Companhia das Letras, São Paulo, 2005.

LIPOVETSKY G, SERROY J. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. Tradução Eduardo Brandão. Companhia das Letras, São Paulo, 2015.

LYOTARD JF. O inumano: considerações sobre o tempo. Editorial Estampa, Lisboa, 1989.

MANZINI E. O desenvolvimento de produtos sustentáveis / Ezio Manzini, Carlo Vezzoli; Tradução de Astrid de Carvalho. 3. reimp. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

MARTIN B, HANNINGTON B. Universal Methods of Design. Beverly , Rockport, Estados Unidos, 2012.

NORMAN, DA. O Design do dia a dia. Rocco, Rio de Janeiro, 2006. NORMAN DA. Design Emocional. Rocco, Rio de Janeiro, 2008.

OSTERWALDE A. Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Alta Books, Rio de Janeiro, 2011.

PADOVANI S et al. Trilhando o caminho de volta: um estudo da adaptação de métodos de design centrado no usuário para sistemas de informação digitais visando aplicação a mídia impressa. In: P&D Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 10., São Paulo, 2012.

PEREIRA, Taís; SCALETSKY, Celso. Um olhar sobre a construção de problemas de design. Strategic Design Research Journal, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 26-30, jul./dez. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.4013/sdrj.20081.04. Acesso em: 4 jul. 2023.

SALCEDO, Elena. Moda ética para um futuro sustentável. São Paulo: G. Gili, 2014.

SANDERS EBN, STAPPERS PJ. Co-creation and the new landscapes of design. CoDesign, Taylor & Francis, March CoDesign is available online at http://journalsonline.tandf.co.uk- p. 1-16, 2008.

USEFASHION. Previsões de tendência: Preview matéria-prima inverno 2022. Disponível em: https://nova.usefashion.com/trends/mega_trends/?megaTrendTypes[0]=3&seasons[0]=204. Acesso em: 25 de jul. 2021.

Publicado

2023-07-01

Como Citar

PERINI, Anerose; SCHERER, Fabiano de Vargas; CÂNDIDO, Luis Henrique Alves. A influência das tendências de moda na aquisição de artigos têxteis sustentáveis. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 16, n. 40, p. 216–265, 2023. DOI: 10.5965/1982615x16402023216. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/23054. Acesso em: 4 dez. 2024.