A influência das tendências de moda na aquisição de artigos têxteis sustentáveis
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x16402023216Palavras-chave:
tendências de moda, estética, têxteis sustentáveisResumo
A finalidade do estudo tem a premissa refletir sobre como acontece o processo de escolha dos designers para a compra de um produto de tendências de moda sustentáveis. A pesquisa se define como qualitativa e parte do estudo de caso do Birô UseFashion, as tendências de design, a estética aplicada a artigos têxteis para o inverno 2022, e os principais atributos estéticos no desenvolvimento de projetos de design com o uso de artigos têxteis. O estudo foi realizado com a proposta de suporte teórico para auxiliar no desenvolvimento de processos de escolha de design visando a sustentabilidade ambiental, e como transparecer tais escolhas para o público consumidor
Downloads
Referências
BAPTISTA S, CUNHA M. Estudos de usuários: visão global dos métodos de coletas de dados. In: Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p. 168-184, 2007.
BAXTER MR. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. Tradução Itiro Iida. 2. ed. rev. Blucher, São Paulo, 2000.
BERLIM, Lilyan. Moda e Sustentabilidade. Uma reflexão necessária. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2012.
BOURDIEU P. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Companhia das Letras, São Paulo, 1996.
CALVEIRA, A. Treinando pesquisadores para o Design: algumas considerações e muitas preocupações acadêmicas. Revista Design em Foco, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 97-120, jan./jun. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/661/66130108.pdf. Acesso em: 04 jul. 2023.
CALDAS D. Observatório de Sinais: Teoria e prática da pesquisa de tendências. Senac Rio, Rio de Janeiro, 2006.
CHAPMAN J. Emotionally Durable Design: Objects, experiences and empathy. Earthscan,London, 2005.
CRILLY N, MOULTRIE J, CLARKSON PJ. Seeing things: consumer response to the visual domain in product design. Design Studies, v. 25, n. 6, p. 547–577, 2004.
DESMET PMA. Faces of product pleasure: 25 positive emotions in human- product interactions. International Journal of Design, v. 6, n. 2, p. 1-29, 2012.
GWILT A. Moda sustentável: um guia prático. Tradução de Márcia Longarço. Gustavo Gili, São Paulo, 2014.
KRIPPENDORFF K. Design centrado no usuário: uma necessidade cultural. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, p. 87-98, 2000.
LIPOVETSKY G, ROUX E. O luxo eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. Tradução Maria Lúcia Machado. Companhia das Letras, São Paulo, 2005.
LIPOVETSKY G, SERROY J. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. Tradução Eduardo Brandão. Companhia das Letras, São Paulo, 2015.
LYOTARD JF. O inumano: considerações sobre o tempo. Editorial Estampa, Lisboa, 1989.
MANZINI E. O desenvolvimento de produtos sustentáveis / Ezio Manzini, Carlo Vezzoli; Tradução de Astrid de Carvalho. 3. reimp. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
MARTIN B, HANNINGTON B. Universal Methods of Design. Beverly , Rockport, Estados Unidos, 2012.
NORMAN, DA. O Design do dia a dia. Rocco, Rio de Janeiro, 2006. NORMAN DA. Design Emocional. Rocco, Rio de Janeiro, 2008.
OSTERWALDE A. Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Alta Books, Rio de Janeiro, 2011.
PADOVANI S et al. Trilhando o caminho de volta: um estudo da adaptação de métodos de design centrado no usuário para sistemas de informação digitais visando aplicação a mídia impressa. In: P&D Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 10., São Paulo, 2012.
PEREIRA, Taís; SCALETSKY, Celso. Um olhar sobre a construção de problemas de design. Strategic Design Research Journal, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 26-30, jul./dez. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.4013/sdrj.20081.04. Acesso em: 4 jul. 2023.
SALCEDO, Elena. Moda ética para um futuro sustentável. São Paulo: G. Gili, 2014.
SANDERS EBN, STAPPERS PJ. Co-creation and the new landscapes of design. CoDesign, Taylor & Francis, March CoDesign is available online at http://journalsonline.tandf.co.uk- p. 1-16, 2008.
USEFASHION. Previsões de tendência: Preview matéria-prima inverno 2022. Disponível em: https://nova.usefashion.com/trends/mega_trends/?megaTrendTypes[0]=3&seasons[0]=204. Acesso em: 25 de jul. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anerose Perini, Fabiano de Vargas Scherer, Luis Henrique Alves Cândido
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.