Cenários no desenvolvimento de coleção de moda: da tradição do design industrial à imaginação
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x16392023e0007Palavras-chave:
cenários, Melissa, desenvolvimento de coleçãoResumo
O ensaio discute o processo de construção de cenários no design de moda. Opera uma crítica às metodologias praticadas nesse campo disciplinar, cujos fundamentos, ao menos em parte, estão situados na tradição do design industrial. Para tanto, compara a proposta para a configuração de produtos industriais de Löbach (2001) à proposta de desenvolvimento de coleção de Treptow (2013), evidenciando similaridades estruturais. Logo, o ensaio evidencia a possibilidade de o design de moda procurar caminhos alternativos à tradição do design industrial, valorizando o potencial de imaginação que é inerente aos cenários. Tal possibilidade é ilustrada por meio do percurso da Melissa, interpretada como um caso emblemático de organização que opera por cenários no desenvolvimento de uma coleção e, coleção após coleção, na construção de sua identidade de marca. O ensaio propõe abrir um diálogo com designers e professores de moda, para que possam reavaliar suas práticas, promovendo a imaginação.
Downloads
Referências
CASA DARWIN. Plastic Dreams: campanha chega a 30 países. Disponível em: https://www.casadarwin.com.br/plasticdreams. Acesso em: 07 abr. 2022.
COUTINHO, André; PENHA, Anderson. Design Estratégico: direções criativas para um mundo em transformação. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
FRANZATO, Carlo et al. Inovação Cultural e Social: design estratégico e ecossistemas criativos. In: FREIRE, Karine (org.). Design Estratégico para a Inovação Cultural e Social. São Paulo: Kazuá, 2015. Disponível em: https://bit.ly/3K0zNNL. Acesso em: 07 maio 2023.
LÖBACH, Bernd. Design Industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Blucher, 2001.
MANZINI, Ezio; JÉGOU, François. Design degli scenari. In: BERTOLA, Paola; MANZINI, Ezio (org.). Design Multiverso. Notas de fenomenologia do design. Milano: Edizioni POLI.design, 2006.
MANZINI, Ezio; JÉGOU, François. Sustainable Everyday. Scenarios of Urban Life. Milano: Edizioni Ambiente, 2003. Disponível em: https://www. strategicdesignscenarios.net/sustainable-everyday-book/. Acesso em: 05 abr. 2021.
MAURI, Francesco. Progettare progettando strategia: il design del sistema prodotto. Milano: Dunod, 1996.
MORAES, Dijon de. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blücher, 2010.
PERINI, Anerose. Cenários Futuros Para o Desenvolvimento de Coleção de Moda Slow: estudo de caso Brisa Slow Fashion. ModaPalavra e-periódico, v. 11, n. 22, p. 408-430, 2018. Disponível em: https://doi. org/10.5965/1982615x11222018408. Acesso em: 07 abr. 2022.
QUEIROZ, Cyntia; BASSO, Aline Teresinha. Moda e metodologia: o Design como mediador. ModaPalavra e-periódico, v. 9, n. 17, p.90-118, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5965/1982615x09172016091. Acesso em: 07 abr. 2022.
SCALETSKY, Celso (org.). Design Estratégico em Ação. São Leopoldo: Editora Unisnos, 2016.
TREPTOW, Doris. Inventando Moda. Planejamento de Coleção. Brusque: Edição da Autora, 2013.
VISONÁ, Paula. Sobre o Estar-Junto-Com Como Tendência Sociocultural e Coletivos Criativos: uma proposta interdisciplinar de metodologia para identificação de tendências visando cenários de futuro. ModaPalavra e-periódico, v.11, n. 22, p.113-144, 2018. Disponível em: https://doi. org/10.5965/1982615x11222018113, acesso em: 07 abr. 2022.
ZURLO, Francesco. Design Strategico. In: XXI Secolo. V. IV: Gli spazi e le arti. Roma: Enciclopedia Treccani, 2010. Disponível em: http://www.treccani. it/enciclopedia/design-strategico_%28XXI_Secolo%29/. Acesso em: 07 abr. 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carlo Franzato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.