Projetos em design: Uma rede colaborativa de ensino para o desenvolvimento de produtos por meio do artesanato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x15362022170

Palavras-chave:

Design, Artesanato, Cocriação

Resumo

O presente artigo aborda os saberes tradicionais do Cariri cearense ao relacionar ensino, design e artesanato, a partir da experiência entre a Universidade Federal do Cariri e as artesãs da Associação Mãe das Dores, uma parceria que tem o objetivo de relacionar diferentes saberes, criar produtos ergonomicamente confortáveis e utilizar materiais com responsabilidade ambiental. Por meio do design colaborativo, pretende-se criar bolsas que possam contribuir para sustentabilidade dessas comunidades. O método utilizado é pautado na resolução de problemas advindos de uma demanda das artesãs e solucionados com briefing, pesquisa, planejamento e desenvolvimento do projeto de design, a partir de uma abordagem multidisciplinar que envolve os conhecimentos empíricos das artesãs na criação de trançados, com métodos de projetos em design voltados para o mercado. Esta pesquisa proporcionou a realização de práticas manuais criativas desenvolvidas em oficinas de quintais para a criação de bordado, crochê e pintura manual, realizadas por alunos e artesãs, com foco no desenvolvimento pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Silvia Barros de Held, Universidade de São Paulo

Professora Doutora efetiva da Universidade de São Paulo, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) em RDIDP no Curso de Têxtil e Moda, na área de Design e Moda e é Membro do ICOM - International Council of Museums / UNESCO, desde 2000. Possui graduação em Artes (1974) e em Publicidade / Propaganda (1974) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestrado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1983), Doutorado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1990) e Livre-docência (Professora Associada/Agregada) (2019) pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Foi professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas de 1977 a junho de 2008 nos cursos de Artes Visuais e Publicidade-Propaganda. Foi Co-fundadora e Coordenadora do Lato-Sensu "Arte: Ensino e Produção", onde também lecionou a disciplina "Aspectos Tridimensionais da Expressão Plástica", de agosto de 1996 a dezembro de 1999. Fundou e coordenou o Grupo de Pesquisa "A Imagem:Arte e Design", que atuou de 2004 a 2008 na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com Linhas de Pesquisa, dentre elas "Aspectos Contemporâneos da Imagem: Teoria e Prática", onde desenvolveu seus projetos de pesquisa e orientou vários alunos de Iniciação Científica, alguns voluntários, outros com bolsas FAPIC E PIBIC. Tem experiência na área de Artes, Design e Publicidade, e atua principalmente nos seguintes temas: arte, design, comunidade, sociologia da arte, moda, arte-educação, interdisciplinaridade e produção.  Hoje é também professora visitante da Universidade de Lisboa (Portugal), do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal) e pesquisadora do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) da Universidade de Lisboa (Portugal), onde desenvolveu o seu Pós-Doutorado em 2016.

Referências

ASSOCIAÇÃO CAATINGA. Conheça e Conserve a Caatinga: O Bioma Caatinga. Volume 1. Fortaleza: Associação Caatinga, 2012.

BAXTER, Mike. Projeto de Produto: guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2011.

BITTENCOURT, Antônio Carlos Peixoto. Desenvolvimento de uma metodologia de reprojeto de produto para o meio ambiente. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica). Centro Tecnológico. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (SC), 2001.

CMMAD - Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – “Nosso Futuro Comum” 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991.

DELLA CAVA, Ralph. O milagre em Joazeiro. Tradução de Maria Yedda Linhares. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

DIAS, Carlos Rafael. Encantamento e civilização: construções discursivas de uma região (O cariri cearense). 2019. 554 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.

FILHO FIGUEIREDO, José de. História do Cariri V.I. Coedição Secult/Edições URCA. Fortaleza: edições UFC, 2010.

FLETCHER, Kate; GROSE, Lynda. Moda e sustentabilidade: design para mudança. São Paulo: Senac São Paulo, 2011.

GRANGEIRO, Rebeca da Rocha; SILVA JR, Jeová Torres. Perfil dos Artesãos do Padre Cícero no Século XXI condições Socioeconômicas, Processo Produtivo, Aspectos Ambientais e Capacidade de Organização dos Artesãos de Juazeiro do Norte/Ce. Juazeiro do Norte: BSG, 2013.

SINGER, Paul. Introdução à economia solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramos, 2002.

KLAUCK, F; et al. A cocriação da moda: como o usuário compartilha ideias com o designer. Revista de Design, Tecnologia e Sociedade. Brasília, v.9, n.1, p. 57-72, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/31479/28417. Acesso em: 02 abr. 2022.

Um pé de quê? Diretor: Estevão Ciavatta. Coprodução Futura/ Pindorama Filmes. Rio de Janeiro: Canal Futura, 2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RiHbYRvi_xk. Acesso em: 29 Mar. 2022.

Downloads

Publicado

2022-04-18

Como Citar

SANTOS, M. Q. B. dos; HELD, M. S. B. de. Projetos em design: Uma rede colaborativa de ensino para o desenvolvimento de produtos por meio do artesanato . Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 15, n. 36, p. 170-196, 2022. DOI: 10.5965/1982615x15362022170. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/20875. Acesso em: 25 jun. 2022.

Edição

Seção

Variata