Moda e Metodologia: o Design como Mediador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x09172016091

Palavras-chave:

desenvolvimento de coleção, metodologia projetual, metaprojeto

Resumo

O presente artigo propõe uma análise metodológica dos processos de desenvolvimento de coleções de moda, estabelecendo paralelos entre os caminhos utilizados pelo estilista e pelo designer. Apresenta as principais mudanças que os currículos dos cursos de moda do Brasil sofreram, ao migrarem para o campo do design, enfatizando os diferenciais estabelecidos na concepção dos produtos de moda. Para tanto, investiga o que consideramos a primeira metodologia para o desenvolvimento de coleções, por Doris Treptow, e estabelece paralelos com a metodologia de design de Bernd Löbach e com o Metaprojeto de Dijon de Moraes. Os resultados apontam semelhanças entre os processos metodológicos e ampliam suas possibilidades de uso. Dessa forma é possível perceber a legitimidade do método de Treptow para o design de moda, e sua facilidade de adequação ao mundo complexo com o qual o design trabalha nos dias de hoje.

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Biografia do Autor

Cyntia Tavares Marques de Queiroz, Universidade Federal do Ceará

Instituto de Cultura e Arte, Design-Moda

Aline Teresinha Basso, Universidade Federal do Ceará

Instituto de Cultura e Arte, Design-Moda

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Publicado

2016-01-01

Como Citar

QUEIROZ, Cyntia Tavares Marques de; BASSO, Aline Teresinha. Moda e Metodologia: o Design como Mediador. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 091–118, 2016. DOI: 10.5965/1982615x09172016091. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x09172016091. Acesso em: 19 nov. 2024.