Do ensino presencial à adoção do ensino remoto emergencial em função da Covid-19:

experiência docente nas atividades acadêmicas de modelagem de vestuário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x14322021273

Resumo

A pandemia causada pelo COVID-19 alterou diversas atividades humanas - entre as quais, o ensino de Moda. Adaptações tiveram que ser realizadas, no sentido de continuar oferecendo ensino de qualidade para alunos de graduação - indiferente às possibilidades de acesso que cada discente dispunha. O presente trabalho apresenta as alterações decorrentes do planejamento de atividades didáticas remotas no ensino de modelagem de vestuário em relação ao ensino presencial.

 

Palavras-chave: ensino de moda. modelagem de vestuário. ensino remoto de modelagem.

Biografia do Autor

Luciana Borges, Universidade do Vale dos Sinos - Unisinos - SL, RS, Brasil

Professora e Coordenadora do Bacharel em Moda da Universidade do Vale dos Sinos - Unisinos. Mestre em Design, Educação e Inovação, pela UniRitter (2013), especialista em Moda, Inovação e Criatividade, pelo Senac (2010) e graduada em Design de Moda e Tecnologia pela Universidade Feevale (2007). Cursou também Estilismo em Confecção Industrial pelo SENAI (2001). Sua formação, pesquisa, atuação acadêmica e de mercado dão ênfase à modelagem de vestuário e confecção. Docente no curso de Moda da Universidade do Vale dos Sinos, onde ministra disciplinas de Modelagem de Vestuário, Ateliê de Projeto e Ateliê de Apoio ao Trabalho de Conclusão.

Vinícius Gadis Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Vinicius G. Ribeiro possui graduação em Ciências Náuticas pelo Ministério da Marinha, graduação e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Atualmente, é professor adjunto do Departamento Interdisciplinar do Campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pertence ao quadro permanente do PPGDesign da mesma universidade. Coordenou o curso de Especialização em Tecnologias Aplicadas a Sistemas de Informação com Métodos Ágeis do UniRitter (2009-2011). Coordenou o Programa de Pós-graduação em Design do Centro Universitário Ritter dos Reis (2011-2015). É consultor ad-hoc da FAPERGS, em Ciência da Computação, e na CAPES, em Design. Tem experiência na área de Projetos de Segurança Computacional, na área de Métodos de Pesquisa, no emprego de Modelos Matemáticos para Otimização de Projetos. Atualmente, investiga simulação de fenômenos naturais, ensino em design (Moda) e impacto de tecnologias na sociedade.

 

Downloads

Publicado

2021-04-19

Edição

Seção

Variata