Discursos éticos e estéticos:

uma análise semiótica de editoriais fotográficos de marcas de fast fashion e slow fashion

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x14322021073

Palavras-chave:

moda, sustentabilidade, semiótica discursiva

Resumo

Neste artigo, são analisados os valores simbólicos e as estratégias discursivas presentes em editoriais de moda produzidos por dois diferentes modelos de empresas de vestuário: uma marca de fast fashion e uma marca de slow fashion. Para tanto, é utilizado o aparato teórico-metodológico da semiótica discursiva desenvolvida por Algirdas Julien Greimas, tendo em vista o levantamento de hipóteses interpretativas e a apreensão dos efeitos de sentido vinculados às imagens fotográficas destes dois modelos de negócio. Como resultado, as leituras dos elementos visuais que compõem os editoriais analisados sugerem a promoção de valores distintos que apontam para as possíveis posições ideológicas discursivizadas pelas marcas.

Biografia do Autor

Letícia Formoso Assunção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Tecnologia em Design de Moda pela Universidade Católica de Pelotas, 2012. Mestre em Letras - Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas, 2015. Doutoranda em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Núcleo de Moda Sustentável - Nms/UFRGS. 

Amalia Kusiak Martinez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Moda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2016). Mestranda em Design e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista CAPES.

Jocelise Jacques de Jacques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1996), mestrado em Engenharia Civil (2000) e doutorado em Engenharia de Produção (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo desenvolvido parte de sua pesquisa na Universidade da Califórnia - Berkeley. É professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Faculdade de Arquitetura, Departamento de Design e Expressão Gráfica, e membro dos grupos de pesquisa Virtual Design (ViD) e Núcleo de Desenvolvimento de Produtos (NDP). É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Design (UFRGS).

Referências

BARTHES, Roland. Sistema da Moda. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BERLIM, Lilyan. Moda e Sustentabilidade: uma reflexão necessária. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2012.

CASTILHO, Kathia. Moda e linguagem. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2006.

CASTILHO, Kathia; MARTINS, Marcelo M. Discursos da moda: semiótica, design, corpo. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005.

FIORIN, José Luiz. Paixões, afetos, emoções e sentimentos. Cadernos de Semiótica Aplicada, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 2 - 15, 2007.

FLETCHER, Kate; GROSE, Lynda. Moda & Sustentabilidade: design para mudança. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.

GREIMAS, Algirdas Julien. Semiótica e Ciências Sociais. São Paulo: Cultrix, 1981.

GREIMAS. Da imperfeição. São Paulo: Hacker, 2002.

GREIMAS. Semiótica figurativa e semiótica plástica. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia de (org.). Semiótica plástica. São Paulo: Hacker Editores, 2004. p. 75-96.

GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. São Paulo: Papirus, 1996.

LIPOVETSKY, Gilles. O Império do Efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

LURIE, Alison. A linguagem das roupas. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: EDUSP, 2008.

PACKARD, Vance. Estratégia do desperdício. São Paulo: Ibrasa, 1965.

RABAÇA, Carlos Alberto; BARBOSA, Gustavo Guimarães. Dicionário de comunicação. São Paulo: Campus, 2002.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

ZILBERBERG, Claude. As condições semióticas da mestiçagem. In: CANIZAL, E. P.; Caetano, K. E. (Orgs.). O olhar à deriva: mídia, significação e cultura. São Paulo: Annablume, 2004.

Downloads

Publicado

2021-04-19

Edição

Seção

Variata