Discursos políticos na moda: o coletivo Estileras, uma análise semiótica

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DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x13292020229

Palavras-chave:

moda, política, semiótica discursiva, mídia social

Resumo

A moda é um lugar de produção de sentido em que os valores sociais se concretizam plasticamente, possibilitando a veiculação de discursos os mais variados e muitas vezes antagônicos. Deste modo diversos grupos sociais se constituem com narrativas contestadoras ou ainda reafirmando valores e tendências hegemônicas, confirmadas plasticamente nos sistemas vestimentares adotados. Na esteira deste pensamento objetivamos analisar os recursos discursivos utilizados pelo coletivo Estileras em sua página em uma mídia social. Este coletivo se posiciona como um “lugar” de experimentação e transgressão de normas vestimentares sancionadas pela sociedade contemporânea. O referencial teórico da Semiótica Discursiva e as noções de poder de Michel Foucault serão adotados a fim de dar conta da complexidade dos discursos verbo-visuais expostos pelo coletivo.

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Biografia do Autor

Cláudia Regina Garcia Vicentini, Universidade de São Paulo

Docente e pesquisadora na Universidade de São Paulo (USP) na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

Yasmin Alexandre Có

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda

Suzana Helena Avelar, Universidade de São Paulo

Docente e pesquisadora da Universidade de São Paulo na Escola de Artes, Ciências e Humanidades.

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Publicado

2020-06-29

Como Citar

VICENTINI, Cláudia Regina Garcia; CÓ, Yasmin Alexandre; AVELAR, Suzana Helena. Discursos políticos na moda: o coletivo Estileras, uma análise semiótica. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 13, n. 29, p. 229–259, 2020. DOI: 10.5965/1982615x13292020229. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/15938. Acesso em: 19 nov. 2024.

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