As relações entre a disciplina Laboratorio di Sintesi Finale do Politecnico di Milano e o ensino de projeto em moda no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x13272020191Palavras-chave:
etapas de projeto, processo, design de modaResumo
A partir da experiência no Politecnico di Milano, acompanhando a disciplina Laboratorio di Sintesi Finale, de responsabilidade do professor Giovanni Conti, foi possível registrar as etapas que configuram um processo de projetação em moda e certa ordem para que elas ocorram. Durante esse período, foi possível observar com que frequência é utilizado o vocabulário e práticas do design industrial que, por vezes, é flexibilizado em função das necessidades específicas do design de moda. Além de frequentar as aulas de Conti, foi realizada uma entrevista de caráter exploratório com o docente, visando a coleta de dados primários mais precisos que, posteriormente foram tratados respeitando os métodos da História Oral para a construção de relatos, como aqueles de Alberti (2013), Poupart (2008) e Velho (1980). Dessa forma, a problematização do tema produzida como resultado dessa prática de pesquisa permitiu chegar a reflexões que expõem a importância da prática do design de moda e sua institucionalização para o avanço do campo.
Downloads
Referências
Referências
ALBERTI, Verena. Manual de história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.
GIBERT, Vera Lígia P. O entorno acadêmico e industrial têxtil no vestir e morar brasileiros. 317 p. (Dissertação) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.
JONES, Sue Jenkin. Fashion design – manual estilista: Sue Jenkyn Jones. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
LÖBACH, Bernd. Design Industrial – Bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Blucher, 2007.
McROBBIE, Angela. British Fashion Design: Rag Trade or Image Industry? Londres: Routledge, 1998.
MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
POUPART, Jean. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
RENFREW, ELINOR; RENFREW, COLIN. Fundamentos de design de moda: Desenvolvendo uma coleção. Porto Alegre: Bookman, 2010.
SEIVEWRIGHT, Simon. Fundamentos de design de moda: Pesquisa e Design. Porto Alegre: Bookman, 2009.
TREPTOW, Doris. Inventando moda: planejamento de coleção. 5. ed. São Paulo: Edição da Autora, 2013.
VELHO, Gilberto. O desafio da Cidade: novas perspectivas da antropologia brasileira. Rio de Janeiro: Campus, 1980.
VICENTINI, Cláudia Regina Garcia. Ferramentas e metodologia de projeto aplicados na criação de produtos para a indústria têxtil-confecção. 157 p. (Tese) - Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas, 2010.
Fontes das Entrevistas
CASTILHO, Kathia. Entrevista realizada com Kathia Castilho, em 15 de dezembro de 2015, na cidade de São Paulo, com 1 hora e 33 minutos de duração.
CONTI, Giovanni Maria. Entrevista realizada com Giovanni Maria Conti, em 21 de junho de 2017, na cidade de Milão, com 44 minutos de duração.
GIBERT, Vera Lígia P. Entrevista realizada com Vera Lígia Pieruccini Gibert, em 25 de novembro de 2014, na cidade de São Paulo, com 2 horas e 27 minutos de duração.
MONÇORES, Aline. Entrevista realizada com Aline Monçores, em 15 de outubro de 2015, na cidade do Rio de Janeiro, com 1 hora e 47 minutos de duração.
STRADA, Nanni. Entrevista realizada com Nanni Strada, em 06 de dezembro de 2017, na cidade de Milão, com 1 hora e 38 minutos de duração.
STRADA, Nanni. Entrevista realizada com Nanni Strada, em 10 de janeiro de 2018, na cidade de Milão por telefone, com 1 hora e 30 minutos de duração.
VICENTINI, Cláudia Regina Garcia. Entrevista realizada com Cláudia Regina Garcia Vicentini, em 31 de março de 2016, na cidade de São Paulo, com 1 hora e 2 minutos de duração.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Leilane Rigatto Martins, Giovanni Maria Conti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.