POR UMA HISTÓRIA SENSORIAL DA ESCOLA E DA ESCOLARIZAÇÃO<em>FOR A SENSORY HISTORY OF THE SCHOOL AND OF SCHOOLING</em>

Autores

  • Diana Gonçalves Vidal Universidade de São Paulo
  • Vera Lúcia Gaspar da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Resumo

Nossa intenção é discutir acerca das potencialidades dos estudos sobre a cultura material para a percepção da apropriação social e para a apreensão da dimensão material da vida escolar. A discussão se dá em torno de três eixos: indústria escolar e escola como mercado, vestígios da materialidade da escola e a história sensorial da escola e da escolarização. Tomar a cultura material na perspectiva de uma história sensorial da escola e da escolarização requer destacar as experiências individuais e coletivas de construção de subjetividades, esquemas perceptivos, gostos, corporeidades, memórias e afetos. Nesta perspectiva, não se apagam os agenciamentos dos vários grupos sociais, os imperativos do comércio e da indústria, nem as intencionalidades do Estado. A eles agregam-se as múltiplas formas de apropriação dessa materialidade, de memorização do passado e de construção de laços afetivos entre os sujeitos e o mundo físico.
Palavras-Chave: Cultura material. Cultura material escolar. Indústria escolar. Escola como mercado. História sensorial da escola.

Abstract
Our purpose is to discuss the potentialities of the studies on material culture to the perception of the social appropriation and to the apprehension of the material dimension of school life. The paper is structured around three axes: school industry and school as market; remnants of materiality, and sensory history of school and of schooling. Taking the school culture in the perspective of a sensory history of the school and of schooling requires bringing to light the individual and collectives experiences of constitution of subjectivities, perceptive schemes, preferences, corporeality, memories and affections. The agency of the various social groups and the imperatives of the commerce and industry are not overlooked, and neither is the intentionality of the State. To these, the multiple forms of the appropriation of such materiality, the memorization of the past, and the construction of affective bonds between the subject and the physical world are added.
Keywords: Material culture. Material culture of school. School industry. School as market. Sensory history of school.

 

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Biografia do Autor

Vera Lúcia Gaspar da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui como Graduação Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (1983), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), doutorado em Educação, História da Educação e Historiografia pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado Sandwich em Fundamentos da Educação pela Universidade de Lisboa (2002). Atualmente é professora titular do Centro de Ciências Humanas e da Educação. Tem experiência nas áreas de História da Educação e Pesquisa e Prática Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: escola primária, formação de professores e profissão docente.

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Publicado

2010-12-17

Como Citar

GONÇALVES VIDAL, Diana; GASPAR DA SILVA, Vera Lúcia. POR UMA HISTÓRIA SENSORIAL DA ESCOLA E DA ESCOLARIZAÇÃO<em>FOR A SENSORY HISTORY OF THE SCHOOL AND OF SCHOOLING</em>. Revista Linhas, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 29–45, 2010. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2127. Acesso em: 22 dez. 2024.