Artesanias formativas em Ciências: quando a escuta poliniza aprendizagens na Educação Infantil

Auteurs

  • Priscilla Ramos Figueiredo Cunha Rio de Janeiro Federal Institute of Education image/svg+xml
  • Sandro Tiago da Silva Figueira Universidade Federal Fluminense image/svg+xml

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984723825572024063

Mots-clés :

aprendizagem docente, rascunhos de si, ensino de ciências, educação infantil

Résumé

Problematizamos no presente texto a potência formativa da escuta nas relações pedagógicas contextualizadas na Educação Infantil enquanto dimensão polinizadora de processos de ensino-aprendizagem em Ciências. Partimos do reconhecimento de que as conexões em sala de aula têm muito a nos dizer, contudo, torna-se necessário a exploração do vivido enlaçado no falar/narrar itinerâncias para acessar aprendizagens que se revelam no sutil e clarificar, nesse movimento, as significações produzidas por alunos e professores. Apoiamo-nos metodologicamente na pesquisa (auto)biográfica, tendo os rascunhos de si  como suporte semiótico para explicitar as experiências de escuta e revelar artesanias formativas em Ciências de uma professora regente da Educação Infantil numa escola pública em Itaboraí. Assumimos a aprendizagem docente enquanto um processo de reelaborar, descobrir e reconstruir conhecimentos na direção de promover ações pedagógicas dinâmicas, contextualizadas que impregnam de sentidos o pensar e o fazer. Dessa forma, defendemos que o conhecimento em Ciências promovido pelas escolas deve implicar no desenvolvimento da capacidade autônoma de ver e pensar as questões que circulam as trajetórias de vida e formação.

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Publiée

2024-04-03

Comment citer

CUNHA, Priscilla Ramos Figueiredo; FIGUEIRA, Sandro Tiago da Silva. Artesanias formativas em Ciências: quando a escuta poliniza aprendizagens na Educação Infantil. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 57, p. 63–78, 2024. DOI: 10.5965/1984723825572024063. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/25271. Acesso em: 26 déc. 2024.