Acervo da Biblioteca Pública do estado de Mato Grosso (1912-1950): do disponível ao consultado
Résumé
Este texto discute sobre o acervo e os consulentes da Biblioteca Pública do estado de Mato Grosso (BPEMT), no período de 1912 a 1950, tema investigado no mestrado em educação na Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Rondonópolis. Neste extrato, apresentamos os resultados obtidos em tal investigação que teve como questionamentos, dentre outros: Como o acervo da biblioteca foi constituído, que obras circularam em seu interior e, o que, potencialmente, os frequentadores da biblioteca liam? Trata-se de pesquisa histórica, na perspectiva da história cultural que se apoiou em autores como: Chartier (1999a, 1999b), Darnton (2010a 2010b), Deaecto (2011), Abreu (1999), entre outros. As fontes utilizadas foram: relatórios e regulamentos emitidos pelos diretores da biblioteca, mensagens do governador à Assembleia Legislativa e artigos de jornais. Os resultados evidenciam que a biblioteca foi espaço potencial para a prática de leitura em Cuiabá no início do século XX; que possuía um acervo diversificado de livros, revistas, manuscritos, quadros e moedas; que era constituído em grande parte por doações; que houve presença de consulentes, ou seja, possíveis leitores de forma efetiva até a década de 50, período em que a biblioteca ficou praticamente desativada. Observou-se também que havia maior incidência de consultas a jornais e revistas. Quanto aos livros, havia maior ocorrência de consultas às obras literárias e históricas. Os consulentes que frequentaram a biblioteca até a década de 30 eram, predominantemente, estudantes do ensino secundário. As informações sistematizadas no estudo poderão contribuir para a construção da história cultural de Mato Grosso, podendo ainda, colaborar para futuras pesquisas sobre a história mato-grossense.
Palavras-chave: Biblioteca Pública do Estado de Mato Grosso. História Biblioteca Pública – Mato Grosso. Leitura – História. Biblioteca Pública.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.