“O árduo caminho”: Memórias de um inspetor escolar italiano (Berengario Galileo Amorosa, 1865-1937)
Résumé
Este artigo propõe um estudo de caso das memórias do serviço escolar publicadas em 1912 pelo inspetor escolar italiano Berengario Galileo Amorosa (intelectual, historiador e erudito), visando focar a dupla oportunidade que fontes similares oferecem à pesquisa. Por um lado, as páginas de Amorosa remetem a uma reflexão metodológica em torno da “versatilidade” dessa fonte historiográfica, pairando entre testemunho e narrativa, marca pessoal e escrita pública de difícil definição, como sugerido por Vinao Frago. Por outro, incitam uma reconstrução mais detalhada da “história da inspetoria” na área italiana, ainda em grande parte a ser escrito. Interessa, aqui, o gênero literário representado pelas memórias autobiográficas de inspetores, do qual o texto de Amorosa oferece um modelo significativo. A meio caminho entre registro e memória pessoal, o conhecimento sobre o mundo escolar é restituído pelas memórias e histórias de um observador “especial”: emerge uma representação da escola entre o fim do século XIX e início do século XX que, além de evocar “as angústias, misérias e tristezas da classe magistral”, restitui informações sobre o cotidiano escolar por meio da “representação do ambiente complexo”. As histórias são confiadas a uma chave evocativa e narrativa pessoal que não podem naturalmente prescindir do âmbito da experiência coletiva que ocorre em segundo plano. Neste sentido, adquire importância o trabalho de Amorosa, que reflete “fielmente catorze anos de vida dedicada ao ensino fundamental, entre povos e cidades distintos”, no decorrer do “árduo caminho” nas primeiras décadas do século XX. Suas memórias, em última análise, contribuem enquanto gênero textual para a compreensão aproximada dos principais processos de mudança educacional que atravessaram a vida escolar italiana entre os séculos XIX e XX.
Palavras-chave: Inspetor Escolar; História da Inspetoria; Vida Escolar Italiana; Séculos XIX e XX.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.